Os organizadores confirmam Agreste Tex no final do mês e o Novo Brás a semana que vem; a SPFW de abril foi cancelada.
Em meio ao avanço do coronavírus no Brasil, que tem o nome oficial de CoVid-19, muitos boatos colocaram em dúvida a realização de dois eventos do setor marcados para este mês. O Grupo FCem emitiu comunicado ao mercado em que confirma a realização da Agreste Tex. A feira está marcada para 24 a 27 de março em Caruaru, em Pernambuco.
Até o momento não há determinação oficial por parte do ministério da Saúde que envolva o cancelamento de eventos pelo Brasil. Em coletiva de imprensa, o governador João Dória afirmou que com o quadro atual da doença no estado de São Paulo não há recomendação para que eventos de qualquer natureza não sejam realizados.
Também o Novo Brás distribuiu comunicado oficial para informar que nada muda. O evento de três dias com uma série de desfiles para lançamento de inverno das marcas do bairro está mantido. Será realizado nos dias 17,18 e 19 de março.
CANCELAMENTOS
Por nota oficial, a organização da SPFW informou que o evento previsto para 24 a 28 de abril está cancelado. Sobre a programação do Festival SPFW+ e a conferência internacional anunciada para o dia 27 de abril, o comunicado afirma que as atividades serão replanejadas.
Por outro lado, a temporada SPFW N50, que celebra os 25 anos do SPFW, está mantida para 16 a 20 de outubro.
Entre os fabricantes de denim, a Canatiba emitiu comunicado aos clientes de que não realizará mais os eventos regionais. Em função do estado de pandemia decretado pela OMS (Organização Mundia da Saúde), a empresa optou por evitar ”aglomerações em ambientes fechados”. No Novo Brás, a Canatiba não terá presença física, como já havia decidido desde o início. A participação gira em torno de ação de ordem visual.
Nessa sexta-feira, 13 de março, a Santana Textiles cancelou a participação no Novo Brás onde montaria estande para exposição de produtos. Da mesma forma, não fará o
desfile previsto para a quarta-feira, 18 de março. O fabricante de denim avaliou que evitar aglomerações é uma forma de preservar a saúde dos colaboradores, incluindo os
representantes comerciais. “Também anunciamos a suspensão de eventos de nossa empresa num período de 30 dias”, acrescentou a Santana.
GRUPOS DE RISCO E PROTEÇÃO
Segundo o infectologista David Uip que coordena força-tarefa de combate ao coronavírus em São Paulo, devem evitar as aglomerações pessoas com doenças crônicas, como problemas de coração e diabetes, ou com a imunidade baixa como pacientes em tratamento oncológico. Assim como devem se proteger as pessoas com mais de 60 anos. De acordo com o médico, não há relatos de morte de pacientes com coronavírus com menos de 50 anos no mundo.
As recomendações de proteção são profiláticas. Evite contato físico no cumprimento. Sem beijo, aperto de mãos ou abraços. Lavar as mãos mais vezes ao dia. Se não der, use álcool gel. A organização do Novo Brás informa que vai espalhar o produto em pontos do evento.