Crise afeta perfil da GoTex

Segundo organização da feira, aumentou o número de expositores de outros países, como México e Peru.

Com 126 expositores, a GoTex Show, feira internacional de produtos têxteis promovida pelo Grupo China Trade Center, dura três dias, começando nessa terça-feira, 29 de setembro, e terminando na quinta, 1º de outubro, em meio à crise econômica que atinge, tanto o Brasil quanto à China, com persistente desvalorização das moedas frente ao dólar. O impacto de curto prazo das condições difíceis da economia para o evento foi o aumento do número de expositores de fora da Ásia, diz a organização.

“O cenário econômico de ambos os países desestimula que muitos fornecedores chineses cruzem o mundo para participar da feira o que resulta em redução no número de expositores. Por outro lado, a atual edição conta com um número maior de expositores de outros países, inclusive do Brasil, o que consolida a GoTex como uma feira internacional”, analisa para o GBLjeans, Pan Faming, do Grupo China Trade Center e diretor executivo do Comitê Organizador do salão de negócios.

Segundo o executivo, da edição 2015 vão participar empresas da China, além de Brasil, Itália, Estados Unidos, México, Peru, Hong Kong, Índia, Taiwan, Cingapura e Bangladesh. Sobre volume de negócios movimentado pelo evento, Faming evita a questão. Afirma que a GoTex é uma plataforma de investimentos e parcerias de longo prazo, “que traz resultados ao longo do ano todo”.

Voltada para importadores, confecções e varejistas, a feira procura manter um mix variado, com fibras, fios, tecidos, produtos acabados (vestuário e homewear) e aviamentos. Inicialmente, tecidos e vestuário eram os principais itens procurados. “Porém, observamos nas pesquisas pós-feira um crescente interesse por fios e fibras”, afirma Faming.

O Comitê Organizador da feira é formado pelo Grupo China Trade Center, pela Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Têxteis e Vestuário, pelo CCPIT TEX (Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional) e pelo Grupo Fiera Milano. Para a edição atual, são esperados 5 mil visitantes.

Como parte da programação da feira, consta a final da segunda edição do concurso Novos Designers Brasil, cujo desfile está marcado para o primeiro dia.