A marca foca suas prospecções em cidades capitais e aumenta a variedade de produtos para conquistar lojistas e consumidores
A Dona Florinda se reestrutura para agregar valor a seus produtos e ganhar reconhecimento no mercado. Focando a prospecção de novos clientes em cidades capitais, onde há mais visibilidade, a marca pretende aumentar em cerca de 40% o número de pontos multimarcas ativos até 2015, atingindo aproximadamente 1,2 mil lojas no Brasil.
“Encerramos o ano de 2009 com pouco mais de 1,1 mil clientes em nossa carteira, no entanto, apenas cerca de 840 deles adquirem todas as coleções no ano. Nosso objetivo é aumentar esse numero em 20% ainda em 2010, e atingir 1,2 mil clientes ativos até 2015”, conta Paulo Renato Araújo, gerente comercial da Dona Florinda.
Depois de reformular seu logotipo, a marca investe em catálogos e materiais de ponto-de-venda para aumentar o volume de vendas para lojistas que já trabalham com suas coleções, e já aumentou em 50% o número de modelos de suas coleções, somando 270 itens no verão 2011. No próximo ano a Dona Florinda deve expandir ainda mais o seu leque de produtos, já que a partir do inverno 2011 iniciará o licenciamento de linhas de acessórios, calçados e cosméticos.
Com seis lojas próprias e duas franquias no país, a Dona Florinda é responsável por quase 70% da produção da Araújo e Brilhante. A confecção, que detém as marcas Dona Florinda e Famel, encerrou 2009 com volume de cerca de 410 mil peças anuais. Do total produzido, 35% são direcionados aos em denim, 35% para tecidos planos e os 30% restantes são representados pela malharia.
Inverno 2011
Em meio ao desenvolvimento da coleção para o inverno 2011, a marca destaca efeitos de bigode 3D, puídos suaves, lixados e lavagens mais escuras para a estação. Trabalhos resinados, que dão o aspecto de couro ao denim, também estão entre as apostas, e os modelos boyfriend, skinny e jegging seguem em alta.
“O consumidor deseja os shapes tendência da estação, mas já não quer tantos detalhes nas peças, e procura modelos mais básicos. Os efeitos da moda ainda aparecem, mas o exagero acabou e, agora, o foco está voltado mais para modelagens bem acabadas e lavagens mais sóbrias”, conta Josenias Junior, diretor de estilo da Dona Florinda.
fotos: divulgação