Uma nova fase para a Comboni

A lavanderia compra máquinas, reativa a marca própria e participa de projeto ambiental com outras quatro lavanderias de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo

 

Lavanderia Comboni

 

Depois quase um ano afastado da gestão direta da lavanderia Comboni, Jonas Luiz Arrigoni Jr. reassumiu com planos de expansão. Desde o fim do ano passado, a lavanderia comprou uma máquina para trabalhos com jato de areia e um forno para a cura de resina, buscando dar mais opções de beneficiamento para os clientes. Junto com isso, a empresa construiu uma nova área dentro da lavanderia para abrigar as máquinas e isolar o barulho, totalizando R$ 150 mil investidos.

 

Nessa nova fase, uma das frentes de investimento é conquistar mais clientes. Para isso, a Comboni firmou parceria com fabricantes de denim. “As empresas têxteis, nos mandam tecidos de suas coleções com dicas de lavagens, as peças são beneficiadas na lavanderia e ficam expostas em nosso showroom, sendo enviadas para o showroom das têxteis depois de algum tempo”, explica Arrigoni Jr. que, até o momento, tem acordo com Vicunha e Canatiba.

 

 

Showroom Comboni

 

De acordo com ele, a lavanderia pretende fechar parcerias com outros fabricantes, pois, avalia que a iniciativa aumentou as visitas de clientes ao showroom e reativou os contatos com antigos clientes. Desde o início do ano, quando firmou as duas parcerias, a produção da lavanderia aumentou em cerca de 5%, alcançando 100 mil peças por mês, diz o executivo.

 

Detectando queda na demanda em junho, ele acredita que, além do intervalo de coleções, o mercado foi afetado pela guerra de preços entre as lavanderias.

 

Marca Própria

 

Sgrima

 

Para reativar a produção da marca própria Sgrima, foram contratados seis representantes, com o objetivo de aumentar as vendas da marca em 10% até o fim do ano. Segundo ele, a produção atual da marca é de 10 mil peças mensais, feitas em denim e brim. A coleção do verão 2010 será lançada até o fim de julho.

 

 

Sgrima

 

Sustentabilidade

 

 

Durante o segundo semestre, a empresa destinará parte dos investimentos para aperfeiçoar os controles de gestão ambiental, como a compra novos filtros para aumentar a qualidade do tratamento de efluentes, além de fazer um novo leito para a secagem de lodo. A empresa também se junta a quatro outras lavanderias de São Gabriel da Palha (ES), onde está localizada, em um projeto ambiental, que inclui o plantio de árvores e a recuperação de nascentes de rios da região. O investimento estimado de cada lavanderia envolvida no projeto é de R$ 20 mil.

 

“Serão feitas campanhas educativas nas escolas da região, com a distribuição de cartilhas e palestras sobre o assunto, e levaremos os alunos para visitar as lavanderias e verem como tudo funciona”, conta o administrador.

 

fotos: divulgação