Especial acrescenta empresas do setor aprovadas em, pelo menos, um de 17 certificados.
Um ano depois de lançado, o Guia de Certificações ganha atualização. Elaborado pelo GBLjeans, o guia trata do aumento da procura por certificados que comprovem os investimentos realizados em sustentabilidade na área do jeans. Por isso, a reportagem sobre os 17 certificados mais buscados pelas empresas do setor recebeu dois importantes acréscimos.
Originalmente, o artigo informava os fabricantes de denim do mundo inteiro validados nas certificações mais desejadas. Como o Guia de Certificações ganha atualização, mais empresas foram adicionadas às listas, incluindo outros dois fabricantes nacionais.
Assim como na versão anterior, o GBLjeans considerou apenas as informações tornadas públicas nos websites dos fabricantes de denim. Como a transparência figura entre os principais requisitos de sustentabilidade, propositalmente, as empresas não foram consultadas, já explicava o artigo na época do lançamento.
Além disso, essa reportagem do Guia de Certificações passou a incluir empresas cujas operações no Brasil estão em conformidade com esses padrões. São companhias de segmentos, como fibras, indústrias químicas, fabricantes de aviamentos, marcas e varejistas. Para esses, prevaleceu a consulta nos websites das certificadoras.
Isso permite que as empresas em busca de produção mais limpa encontrem fornecedores alinhados com as demandas sustentáveis.
SOBRE O GUIA
A série especial sobre certificações mostra ainda como funciona o modelo de algodão BCI, o padrão ZDHC para substâncias químicas, o Higg Index, a brasileira ABVtex e as EPDs.
Para os leitores que compraram a assinatura do Guia de Certificações, o acesso às atualizações já está valendo. Basta entrar na reportagem e observar as inclusões identificadas em vermelho.
Quem ainda não assinou, não perca a oportunidade de acompanhar a evolução do mercado na busca pela chancela externa dos investimentos. Assine agora.
Vale para as empresas, como marcas e varejistas, que buscam fornecedores alinhados com os valores da sustentabilidade na moda. E podem levar as boas práticas até o ponto de venda, para consumidores interessados nesses avanços.
Também oferece um overview que ajuda o mercado a avaliar em quais certificações investir e por quê.
As certificações estão organizadas em ordem alfabética. Cada uma conta com uma breve descrição, identificando finalidade e o segmento a que se destinam.