Pesquisa realizada pelo Mercado Livre em parceria com o Ibope Conecta com 1 mil pessoas aponta que 80% dos consumidores adquiriram algum produto nesse segmento nos últimos meses.
Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre em parceria com o Ibope Conecta sobre compras de moda pela internet com 1 mil pessoas mostrou que o segmento já se tornou um hábito para 80% dos consumidores que adquiriram algum produto desse segmento nos últimos três meses. Os produtos de moda mais comprados online são as roupas (83%), calçados (78%) e artigos esportivos (50%). Os homens compram mais calçados do que as mulheres (87% contra 78%), além de um número maior de artigos esportivos e relógios. Em ordem de importância, mulheres compram mais roupas, sapatos, acessórios (cintos, bijuterias, lenços, carteiras etc.) e bolsas.
Segundo a pesquisa, 55% dos internautas compram moda na internet quatro vezes ao ano ou mais; apenas 9% compram moda uma vez por ano, e 36% compram de duas a três vezes ao ano. Dessa amostra, 20% disseram não comprar moda online porque “fazem questão de provar o produto antes de comprar” (68%) ou “têm receio de que o produto não vai servir” (62%).
O dispositivo mais utilizado pelos consumidores de moda para comprar ainda é o computador (desktop ou notebook) com 97% das menções. O uso do smartphone como ferramenta de compra cresceu: 32% do consumo de moda online é feito por meio de celulares (Android e iOS), 15% da venda de moda online é feito por meio de tablets e 3%, por smarTVs. A região nordeste é que a mais compra moda pelo celular: 48%; norte e centro-oeste correspondem a 31%, sul (30%) e sudeste (24%).
O consumo de moda pela internet é um hábito de ambos os sexos, sendo um pouco mais forte entre as mulheres: (85% delas compram moda online, contra 76% dos homens). A frequência de compra por ano é alta: a maioria dos internautas (38%) compra moda mais de quatro vezes ano, sendo 43% mulheres, e 33% homens. A pesquisa mostra que os homens gastam mais: 44% dos homens tiveram tiquete médio acima de R$ 200 por compra, contra 33% das mulheres. A diferença na frequência de consumo entre as classes sociais é de menos de 10%: classe A (85%), classe B (80%) e classe C (76%). Entre os jovens, 89%, com idades entre 18 e 34 anos, compram moda online – um índice bem maior do que os de idade entre 35-54 (74%) e os acima de 55 anos (52%).
O estilo mais comprado na internet é o casual (76%), de acordo com internautas de todas as idades, ambos os sexos e em todas as regiões do país. Homens compram mais moda formal e esportiva (13%), enquanto as mulheres que compram esses estilos são apenas 6%.
DIFERENÇA ENTRE REGIÕES
A região nordeste se destaca no índice de compradores de moda online. Representa 84%, seguida da região sul, com 81%; centro oeste e norte, com 79%; e sudeste, com 75%. A pesquisa mostrou também que o nordeste é a região com o tíquete médio mais alto do Brasil: 45% compram produtos acima de R$ 200. Nas outras regiões: norte/centro-oeste (41%), sul (37%) e sudeste (40%). Até R$ 200, a região que mais compra é a sul (64%); depois vem o nordeste (55%), norte/centro-oeste (59%) e sudeste (60%).
Para 80%do universo consultado, o valor do produto é o que mais influencia no momento da compra, seguido pela oportunidade de promoção (71%), o valor do frete (70%), e o parcelamento no cartão de crédito (51%). O cartão de crédito é o meio de pagamento mais adotado na compra de moda online, com 66% das menções. Boleto bancário foi apontado por 27%; meios de pagamento online por 6%, informa a pesquisa.