WhatsApp passa a aceitar pagamento

Nova funcionalidade foi liberada para os usuários brasileiros, empresas e pessoas físicas, aceitando cartões de três bancos.

 

O WhatsApp liberou a função pagamento para os usuários brasileiros. As transações podem ser feitas diretamente nas conversas. Por enquanto, aceita cartões de crédito e de débito de três instituições financeiras: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, das bandeiras Mastercard e Visa. Segundo a empresa, o recurso de pagamentos começou a ser disponibilizado gradualmente a partir da segunda-feira, 15 de junho. “Futuramente todos os usuários no Brasil poderão aproveitar seus benefícios”, diz o comunicado à imprensa.

Pessoas físicas poderão transferir dinheiro ou pagar as compras no WhatsApp sem taxas. Já as empresas pagarão uma taxa fixa de processamento para receber os pagamentos de clientes. O valor é de 3,99% por transação, e leva até dois dias para o dinheiro entrar na conta da empresa que efetuou a venda. O processamento é feito pela Cielo.

SAIBA COMO FUNCIONA

Para incorporar a função pagamento, a empresa terá que baixar o app WhatsApp Business. Se não tiver conta na Cielo terá que criar uma por meio do Facebook Pay, que é a plataforma que fará a intermediação. Na conta, terá que ativar a função Receber Pagamentos por Venda. Só assim receberá os valores. As vendas nessa modalidade só podem ser feitas no Brasil.

Do lado de quem paga, terá que ter conta em um dos três bancos, vinculada ao cartão de uma das bandeiras, assim como quem receberá. Terá que baixar o Facebook Pay no celular e configurar a conta, incluindo o número do cartão de débito. Para autorizar o pagamento, o usuário tem duas opções: mandar gerar um PIN ou usar o recurso de biometria do celular. Entre pessoas físicas, a única forma é pagar com cartão de débito. Com empresas, é possível usar cartão de crédito, avisa o WhatsApp.