ABF Expo atrai investidores para moda

Evento oficial de franquias no Brasil, um dos maiores do mundo, deverá receber em torno de 60 mil visitantes até sábado.

Começou ontem, 26 de junho, em São Paulo, uma das maiores feiras de franquias do mundo. Com 400 expositores, a ABF Expo espera receber em torno de 60 mil visitantes até sábado, 29 de junho, último dia do evento organizado pela Associação Brasileira de Franchising. A despeito da crise econômica, ou por causa dela, o setor tem mantido crescimento. Segundo a organização, no primeiro trimestre de 2019, o mercado faturou R$ 41,4 bilhões, aumento de 7% em relação a igual período de 2018.

A pesquisa da ABF mostra que Vestuário é o terceiro segmento que mais atrai investidores. Mas fica bem atrás dos dois primeiros. Segundo o levantamento, 5,37% dos consultados assinalaram interesse em investir especificamente em franquias de moda. Alimentação atrai 27,9% dos investidores e a área de negócios, serviços ou conveniência, atrai 23,81%. Do total, 45% são profissionais com idade entre 31 e 40 anos.

Quase metade (46,42%) pensa em investir entre R$ 50 mil e R$ 200 mil na compra de uma franquia. Cerca de 20% estão dispostos a desembolsar entre R$ 200 mil a R$ 500 mil.

MARCAS DE ROUPAS NA ABF EXPO

Entre as franquias de roupas, a feira da ABF registrou a estreia da Aramis, marca de moda masculina. Com 88 lojas em operação, das quais 44 próprias e 44 franquias, a Aramis espera encerrar 2019 com mais dez a 12 lojas franquiadas. O investimento em uma loja da marca soma R$ 850 mil mais taxa de franquia de R$ 60 mil, com retorno previsto em 36 meses. Fundada em 1995, a empresa começou em franchising em 2003.

A New Era que está no Brasil há nove anos também pretende expandir presença no mercado com franquias. Atualmente, conta com 15 lojas e oito quiosques abertos a partir de 2015. Com a participação na feira, a empresa pretende atrair prospects para atingir a meta de abrir 15 lojas ao longo de 2019.

Com 350 lojas, a Piticas é uma das maiores redes de vestuário brasileira, vendendo basicamente camisetas, voltada à cultura pop e geek. O interesse ao participar da ABF Expo é buscar expansão da marca para estados da região sul, para a cidade de Fortaleza e para o Espírito Santo.

No radar de 2019 da Tip Top, rede de moda infantil, estão praças como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Manaus. A marca opera com dois modelos de franquia: loja convencional e mega store.