Frio antecipado favoreceu resultado da C&A

Frio antecipado favoreceu resultado da C&A no segundo trimestre de 2022

No segundo trimestre varejista de moda registra lucro, mas amarga prejuízo no semestre.

Frio antecipado favoreceu resultado da C&A no segundo trimestre de 2022

Como para outras varejistas de moda, dias de frio antecipados e próximos ao Dia das Mães e mais gente circulando pelas lojas formam a combinação que favoreceu o resultado da C&A no segundo trimestre de 2022. Nesse período, a receita líquida entre abril e junho aumentou 38,7% para R$1,6 bilhão, quando comparada ao segundo trimestre de 2021.

No semestre, a receita cresceu ainda mais. Subiu 44,9% na mesma comparação, para atingir R$2,8 bilhões.

O relatório que acompanha o balanço financeiro destaca que além de temperatura e fluxo, também a aceitação da coleção de inverno favoreceu o bom resultado das vendas, com menos promoções. Entre os fatores favoráveis, a companhia cita ainda o repasse aos preços para o consumidor de modo a compensar o aumento de custos.

A vertente vestuário apresentou o melhor desempenho no segundo trimestre de 2022, com vendas 39,7% acima da obtida em igual período do ano passado. Registrou R$1,3 bilhão.

Com isso, a receita líquida de vestuário no primeiro semestre aumentou para R$2,2 bilhões, 47,7% superior aos primeiros seis meses de 2021.

Em relação ao segundo trimestre de 2022, a companhia reportou lucro líquido de R$2,1 milhões. O ganho não foi nem de longe suficiente para reverter a perda acumulada no primeiro semestre.

Desse modo, a varejista fecha o semestre com prejuízo líquido de R$150,6 milhões, duas vezes mais que os R$69,3 milhões em perda registrados no primeiro semestre de 2021.

POR RESULTADO, C&A FREIA INVESTIMENTOS

Durante a conferência de resultado com investidores, a C&A informou que não espera no segundo semestre performance de vendas semelhante ao segundo trimestre. Atribui a cautela à incerteza que envolve o cenário de eleições e a realização da Copa do Mundo de futebol próxima a datas importantes para o varejo, como Black Friday e Natal, e de como podem afetar os gastos da população com vestuário no quarto trimestre.

A dívida líquida aumentou, alcançando R$1,2 bilhão, quase três vezes mais o nível de endividamento no primeiro semestre de 2021.

Por isso, a C&A pisou no breque em relação aos investimentos. Reduziu o desembolso no segundo trimestre para R$113,7 milhões e do semestre para R$169,1 milhões.

No segundo trimestre a C&A abriu dez lojas e fechou duas, de modo que encerra junho com 329 unidades em operação. Também na conferência com investidores, a companhia alertou que revisou para menos o plano de expansão da rede em 2022, e deverá ficar em 15 lojas a mais.

foto: divulgação (campanha da C&A look premiado)