Restoque aumenta vendas no atacado

Holding espera expandir participação do canal experimentando modelo de representantes para John John e Rosa Chá, a exemplo do que já faz a Dudalina.

Ainda em fase de integração das duas companhias – Restoque, com quatro marcas, e a Dudalina, com três marcas -, que se juntaram em outubro do ano passado, o balanço do primeiro trimestre de 2015 teve que combinar o desempenho para montar a base de comparação. Somadas, as receitas líquidas da Restoque cresceram 6,8%, em relação a igual período do ano passado. O faturamento das marcas da Restoque cresceu, enquanto do grupo Dudalina, caiu.

O lucro líquido combinado de R$ 15,22 milhões ficou menor, em comparação entre trimestres iguais, com recuo de 33,8%. A operação das marcas da Restoque acusou prejuízo de R$ 7,38 milhões, enquanto as três grifes da Dudalina tiveram ganhos de R$ 22,6 milhões, ligeiramente inferiores ao obtido no ano passado. O balanço consolidado destaca o avanço no canal de atacado, cujo faturamento líquido cresceu 10,2%, passando para R$ 127,3 milhões. A companhia avalia que essa participação pode ficar mais expressiva ao longo do ano.

Entre as ações para aumentar presença nas multimarcas, a companhia destacou em conferência com os analistas de mercado que começou a experimentar nas marcas John John e Rosa Chá o modelo de representantes empregado pela Dudalina há muito tempo. Até então, o canal de atacado da Restoque era atendido por showroom e pronta entrega. “O crescimento agregado da Dudalina no canal de atacado, no entanto, foi impactado por uma reestruturação na marca Base, e mostrou retração de 3%”, ressalta o relatório para o mercado.

A rede de lojas sofreu mudanças no período. Apesar da abertura de uma loja própria da Rosa Chá, foram fechadas duas unidades (uma da marca Dudalina e outra da John John). Dessa forma, a companhia encerrou o trimestre com 303 pontos comerciais, um a menos do que tinha ao final de 2014. Das 111 lojas da Le Lis Blanc, quatro são híbridas com a Noir,Le Lis, 32 têm corner da marca masculina e uma é uma loja separada da Noir. A John John tem 59 pontos de varejo; a Bo.Bô, 42 unidades; e a Rosa Chá, 18. Juntas, as três marcas do grupo Dudalina somam 73 lojas. A rede de descontos Estoque é analisada em separado e em março contava com 15 lojas.

Na conferência, a empresa ressaltou avanços importantes na integração entre as operações das duas companhias, com o mapeamento de sinergias, como fornecedores e mesmo produção de modelos das marcas da Restoque pela fábrica da Dudalina. Avalia, ainda, que esse processo vai ser acelerado com a união das duas diretorias no final de maio. Na redefinição, Claudio Ely assume como presidente da nova organização; Sônia Hess, da Dudalina, vai para o Conselho de Administração; e Livinston Bauermeister, da Restoque; ocupará uma das vice-presidências.

Mas, por enquanto, as operações rotineiras continuarão independentes. O que deverá ser feito este ano é uma forma de comunicação entre os sistemas de gestão. “Nossa prioridade é a continuidade das operações”, afirmou a empresa.