Resultados da Marisa em expansão

Avaliação da companhia é que a receita poderia ser ainda maior não fossem a falta de frio e as manifestações populares que obrigaram a manter lojas de rua fechadas.

Com metade das 384 lojas localizadas em rua, a Marisa viu refletir a força das manifestações populares no balanço do segundo trimestre do ano. Ainda assim, a rede de lojas registrou aumento de receita líquida e lucro líquido. Em relação ao primeiro trimestre, a receita cresceu 18,4%, alcançando R$ 744,6 milhões. Em comparação ao segundo trimestre de 2012, o aumento foi de 6,6%. Gradativamente, o lucro líquido voltou a patamares semelhantes aos de 2012. Entre abril e junho, o ganho saltou para R$ 38,8 milhões, frente aos R$ 8,7 milhões registrados entre janeiro e março.

Na avaliação da companhia, o desempenho poderia ser sido ainda melhor não fosse a combinação de fatores que embaçou o brilho. A partir da segunda semana de junho, a rede lojas registrou redução de tráfego nas lojas com muitas unidades tendo que fechar antes do horário normal nos dias de manifestação. Em algumas cidades, também os shopping centers encerraram atividades com medo de depredação. A falta de frio em maio e junho afetou a procura por vestuário de inverno, tradicionalmente, com preço médio mais alto.

A esses dois fatores, a empresa acrescenta indicadores econômicos, como a alta do preço dos alimentos, que consumiu parte da renda destinada à compra de roupas; e a mudança na forma de anotar a contabilização do INSS. A despesa com pessoal que até 31 de março de 2013 era registrada na rubrica despesas operacionais, “a partir de 01º de abril, passou a ser contabilizada como redutor de receita bruta, reduzindo o valor da receita líquida”, descreve comunicado da empresa ao mercado.

Até julho, a Marisa abriu 16 lojas. Fortemente concentrada em São Paulo, a varejista prosseguiu com a expansão nacional, ampliando presença em outras regiões do país, com unidades abertas em Ceará, Paraná, Piauí, Bahia, Pará, entre outros estados. O balanço do primeiro semestre do ano, contudo, não faz menção se está mantido o plano de inaugurar 51 lojas ao longo de 2013, anunciado junto com os resultados de 2012.