Ao apresentar os resultados de 2020, grupo informa que criou braço de venture capital de olho em marcas de até R$50 milhões anuais.

Embora o cenário de pandemia no Brasil mantenha a economia cercada de incertezas, o Grupo Soma mantém apetite por novas aquisições. A disposição em expandir o portfólio será sustentada pela Soma Ventures, braço de investimento que terá papel de aceleradora de marcas que faturem até R$50 milhões anuais. A primeira operação
de venture capital envolveu a incorporação da Lauf.É a marca com a qual o grupo estreia no segmento de roupas fitness para mulheres. A paulistana Lauf foi criada em 2010 por Anna Guinle e Marina Rovery.
O anúncio da nova aquisição integrou a publicação de resultados do Grupo Soma em 2020. Suficientes para a companhia afirmar que mantém o otimismo para 2021, muito em função do desempenho do quarto trimestre.
De outubro a dezembro, a receita líquida atingiu R$474,9 milhões, 28,8% acima do obtido no último trimestre de 2019. De lucro líquido a companhia anotou R$39,9 milhões, 3,1% acima do registrado no quarto trimestre de 2019.
No ano, a receita líquida foi de R$1,24 bilhão, queda de 4,6% na comparação com 2019. Encerrou o exercício de 2020 com prejuízo líquido de R$69,7 milhões, contra lucro líquido de R$126,8 milhões no ano anterior.
AMPLIAR PARTICIPAÇÃO
Conforme a companhia mencionou em comunicado a investidores, enxerga o mercado debilitado e, portanto, fértil para ampliar market share. O Grupo Soma mantém o apetite por nova compras. Só em 2020, foram duas aquisições. No início do ano, comprou a Maria Filó e fechou o ano com a NV, de Natalia Vozza.
Nascida digital, a NV deverá colocar os pés no mundo físico em 2021, diz o Soma. A intenção é abrir flagships em capitais brasileiras.
A rede de varejo da companhia termina 2020 com 264 lojas em operação, cinco a menos do que tinha em setembro.
São 77 pontos da Farm; 71 da Animale; 49 da Maria Filó; 20 da Foxton; 12 da A.Brand; 12 da Fábula; e 13 do outlet OFF Premium.
O maior faturamento é da Farm, que registrou R$614,4 milhões em 2020, mais R$95,2 milhões da Farm Global, acumulando R$709,6 milhões em receita bruta, praticamente metade do obtido pelo grupo.