Análise dos especialistas em moda da feira francesa indicam que o outono/inverno 15-16 da Europa é uma estação que privilegia produtos e não temas.
Realizada no mês passado em Paris, França, a edição para o outono/inverno 15-16 europeu da Modamont, feira de aviamentos que integra o salão Première Vision Pluriel, indica que as cores assumem papel protagonista na temporada. Análise dos especialistas em moda do evento também indica que o inverno “parece ser uma estação de produtos e não de temas”. Nas cores, destacam a combinação de dois tons – um neutro e outro brilhante ou mesmo neon; o tricolor; os verdes, do canário ao cáqui; os azuis lavados, bem no estilo do jeans; as tonalidades iridescentes e metálicas.
Estamparia digital, aplicação de resina a quente, técnicas de aplicação a transfers, flocagem, novos processos de galvanização e iodização para levar cor aos metais são acabamentos que os analistas mais destacaram. Assim como segurança, proteção, respirabilidade e impermeabilização foram aspectos técnicos considerados pelos fabricantes na elaboração dos produtos, afirma relatório do evento.
Os botões voltam às formas clássicas e básicas, produzidos em materiais como chifre, madrepérola, metal e madeira. “A diferença vem da cor, do brilho e das texturas”, acrescenta o relatório de moda. Modelos de pressão serão muito empregados, fabricados com o cuidado de para abrirem de maneira suave, de modo a evitar os rasgos, especialmente de tecidos leves ou de malha. Cobre é o banho a ser considerado no inverno.
Etiquetas incorporam estampas digitais, bordas com franjas, aparência de couro, bordados e jacquards. Em termos de materiais de produção, o Modamont aponta papelão, juta, couro, algodão orgânico e cortiça. “O retorno à natureza vem acompanhado de toques dourados, prata, metal iridescente ou neon”, completa.
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4