Novidades em jeans na passarela da SPFW

Novidades em jeans na passarela da SPFW N52

Sete marcas incluíram nas coleções lançadas peças produzidas com denim ou sarja.

Apartamento 03, Az Marias, Ellus, Martins, Naya Violeta, Ronaldo Silvestre e Silvério Brand são as sete marcas que mostraram novidades em jeans na passarela da SPFW, realizada entre 16 e 20 novembro. Afora a Ellus, as demais estabeleceram parcerias com fabricantes de denim ou sarja: Capricórnio, Santanense, Santista e Vicunha.

A maioria delas direcionou os lançamentos para o inverno 2022.

ELLUS

Novidades em jeans na passarela da SPFW N52
Foto: divulgação / Zé Takahashi

Marca da holding Inbrands, com a coleção, a Ellus celebra os 50 anos que completará em 2022, valorizando a volta do jeans na moda global. Mesmo com o retorno da passarela física da SPFW N52, a marca optou pelo desfile apresentado digitalmente de seu inverno 2022.

Conforme a Ellus explicou em comunicado à imprensa, a equipe de estilo revirou o acervo e atualizou clássicos do jeanswear. “As peças de denim são as mais especiais da coleção; são itens que possuem grande valor agregado, feitos em tecidos de alta qualidade, tecnologia e com diversos processos de lavanderia, essenciais para a produção de um jeans premium”.

Apontou como destaque as sarjas que receberam efeito de lavanderia marble washed, com marcações craqueladas e variações de tons da cor original. As costuras são bem marcadas e o tom levemente desbotado reproduzem o aspecto used.

PROJETO SANKOFA

De coautoria do movimento Pretos na Moda, com Natasha Soares (membro fundador e diretora administrativa), e Rafael Silvério (Guardião da Startup de Inovação Social Vamo – Vetor Afro Indígena na Moda), o Sankofa participa da SPFW.

São sete marcas racializadas que mostraram o resultado de cinco meses de trabalho no processo de aceleração. Essas marcas permanecerão no projeto por três temporadas.

Três delas mostraram novidades em jeans na passarela da SPFW: Az Marias, Naya Violeta e Silvério Brand.

AZ MARIAS

Sete marcas colocam jeans na passarela da SPFW N52
Foto: divulgação / Rodrigo Ladeira

Homenageou Lélia Gonzalez, a quem considera a principal intelectual brasileira do feminismo negro. A fundadora da marca Cintia Felix pensa em corpos reais, considerando silhuetas e curvas distintas. Para a coleção desfilada na SPFW N52, manteve a estética do empoderamento trazido pelo movimento Black Power nos anos 1970.

A estilista destaca que seu novo trabalho enaltece a mulher que está em seu melhor momento de plenitude e protagonismo, aos 40, 50 e 60 anos de idade, descreve o comunicado de imprensa da marca. Pela passarela, passaram 17 looks. “A marca de slow fashion utiliza tecidos ressignificados, inteligentes, tecnológicos e antivirais fornecidos pelas empresas: Vicunha; Euro Roma; TexPrima; Teray Têxtil e Sprint Textil”, acrescenta o comunicado.

Parte das vendas da nova coleção será revertida ao Instituto Memorial Lélia Gonzalez.

NAYA VIOLETA

Sete marcas colocam jeans na passarela da SPFW N52
Foto: Agência Fotosite

Marca da estilista goiana. Pela primeira vez, ela trabalhou com denim, estreando com dois artigos da Capricórnio para produzir calças, camisas, macacão. Usou o Luna, mistura de algodão com liocel, e o Algarve que é uma base 100% algodão.

“Do amém ao axé foi uma inspiração que eu tive quando comecei a olhar para esses dez anos de marca e a reconhecer todas as junções de fé que constituem a nossa jornada. Dona Val, nossa costureira desde o início, é uma pastora evangélica. Washington, nosso modelista, é um pai de santo. Então compreendi que o respeitar dessa fé nos fortalece. São os múltiplos sagrados que formulam esse Brasil de encantes”, declarou a estilista no comunicado de lançamento da coleção.

A coleção de verão foi batizada de Encante – do amém ao axé, que busca inspiração no que chama de country neon.

Os artistas visuais e muralistas Izza e Jesus Credo assinam a estamparia criada exclusivamente para a coleção, rica em referências ao sagrado, às festas e aos ritos, também ao cerrado goiano.

SILVÉRIO BRAND

Novidades em jeans na passarela da SPFW N52
Foto: Agência Fotosite

A coleção Oráculo faz um mix de referências de roupas de sacerdotes em bases de alfaiataria espiralada, sempre usando a técnica de viés como ponto de partida, explica comunicado da marca sobre o lançamento.

A cartela de cor contempla branco, bege, cinza, magenta escuro, vermelho, vinho e preto.

Entre os tecidos, a Silvério Brand destaca o artigo Maragogi, da Vicunha, sarja que mistura 60% algodão com 40% cânhamo.

Conforme a marca, a Oráculo é resultado de estudos sobre “o perdão como processo de cura, durante a descoberta e tratamento de um câncer ósseo identificado na L5 da coluna vertebral do diretor criativo da marca, através de abordagem em três pontos de vista, o judiciário, religioso e o filosófico”.

MARTINS

Tom Martins faz parceria com a Santista na Sâo Paulo Fashion Week
Foto: divulgação

A coleção de outono/inverno 2022 de Tom Martins explorou o folclore brasileiro com as lendas de Iara, Saci-pererê, Boitatá e Mula sem cabeça, aplicados em estampas, texturas e bordados.

Ele também buscou referências no figurino do documentário Grey Gardens sobre duas primas de Jackie Kennedy Onassis, mãe e filha, ambas chamadas Edith. São casacos em pelúcia, jacquards florais, broches, brincos de flores feitos de miçangas e lenços de cabeça.

A inspiração chega ao teatro kabuki na forma de modelagens japonistas e na estampa kansai (homenagem ao estilista Kansai Yamamoto). Inclui ainda o trabalho de Yves Klein, artista francês que criou o próprio tom de azul.

No jeans, a Martins volta a fazer parceria com a Santista Jeanswear que cedeu os artigos Joker e Upcycle.

APARTAMENTO 03

Santanense desenvolveu sarja para Apartamento 03
Foto: Agência Fotosite

Para o inverno 2022, a marca buscou trabalhar técnicas manuais e tecidos preciosos. “Cura (nome da coleção) foi criada não como uma afirmação, mas como um convite para sairmos do breu e do medo que vivemos nos últimos anos”, apontou o estilista e fundador da Apartamento 03, Luiz Cláudio Silva, no release de lançamento.

A cartela de cores envolveu palha natural, vermelho cerâmica, marinho, verde neon, rosa e off white. As estampas ganharam espaço, em processos manuais, com padrões desenhados à mão por Luiz Cláudio, com o auxílio do artista plástico Gilson Plano, especialista em plantas de cura.

O lançamento teve pijamas de seda estampados, vestidos plissados, alfaiataria em crepes full color e casacos, tanto em náilon, quanto em sarja. Entre os tecidos, aponta como destaque a sarja 100% algodão que a Santanense desenvolveu exclusivamente para a Apartamento03, acrescentou o comunicado da marca.

RONALDO SILVESTRE

Sete marcas colocam jeans na passarela da SPFW N52
Foto: divulgação / André Solano

Divino é o nome da coleção que Ronaldo Silvestre desfilou com novidades em jeans na passarela da SPFW. “A manipulação têxtil realizada no Instituto ITI continua como grande destaque em nosso trabalho, em que eu procuro descobrir a essência e a alma dos tecidos, afinal eles são a nossa segunda pele”, escreveu o estilista no press release.

A inspiração veio de trançados, tramados, cestarias, plumagem. Para os tecidos, escolheu algodão com tingimento naturais, retexturas, retecidos, reciclados, resíduos têxteis, trabalhando com artigos da Santista Jeanswear e Capricórnio Têxtil. Preservou o tom original do denim escolhido.

A cartela é vibrante partindo do amarelo cítrico ao laranja, combinados a tons crus naturais, como chá com mel e rosa nude.