É a primeira vez que o fabricante usa a fibra de plástico reciclado e começa pela linha Special Fabrics.
Para o lançamento de tecido com poliéster reciclado na composição, a Canatiba lança artigo usando pela primeira vez o Repreve, fio produzido pela americana Unifi. O fabricante escolheu começar por um artigo de sua unidade de negócios Special Fabrics, de tecidos coloridos e estampados. O Enjoy Upcycling tem 7,5oz de peso, na composição com 64% algodão, 33% poliéster reciclado (Repreve) e 3% elastano.
Tem a versão original PT do tecido, com a opção de fábrica em seis cores com tonalidade pastel. De modo a mostrar as possibilidades, a Canatiba lança o tecido com Repreve acompanhado de uma cápsula com 8 peças: dois modelos de calça feminina, dois modelos de calça masculina, um de shorts, um de saia, um de jaqueta e um de chapéu. “Focamos no Special Fabrics pois o mercado de coloridos tem uma aceitação de poliéster com história para contar com mais facilidade”, explica Ivna Barreto, gerente de marketing e magazine da CanatibaTextil.
Conforme a executiva, por enquanto, não há planos da empresa para produzir denim com Repreve.
FIO DE GARRAFA PET
O fio da Repreve deriva do uso de garrafas plásticas que foram para descarte. De acordo com a Canatiba, cada metro linear do Enjoy Upcycling equivale à reciclagem de 7 garrafas plásticas.
No mercado há 16 anos, o Repreve acumula até 2023 o volume de 35 bilhões de garrafas PET transformadas em fio. A meta da Unifi é transformar 50 bilhões de garrafas plásticas até 2025. Com sede na Carolina Norte, a Unifi tem quatro plantas industriais: Estados Unidos, Colômbia, El Salvador e Brasil (na cidade de Alfenas, em Minas Gerais, onde produz Repreve além de fios convencionais).
A Canatiba opera com três unidades de negócios, com Special Fabrics, Denim e Utilitárius (de roupas profissionais).
fotos: divulgação