Covolan anuncia 20 novos produtos

Além do lançamento para o inverno 2008, a empresa conta sobre a montagem da unidade de fiação e a adoção de biomassa como combustível

 

 Para o inverno 2008, a Covolan reforçou a coleção com 20 novos produtos, passando a comercializar 64 produtos. Entre as novidades o grey dark, um cinza bem escuro misto com poliéster; o doublé em blue/black; e o azul bic que amplia a linha denim color, lançada no início do ano, e que trabalha com caramelo, vermelho e cinza. Dos lançamentos, apenas um artigo black é 100% algodão.

 

Com isso, cai para 1% a participação da família Naturalle, de artigos em 100% algodão, observa Telma Mendonça, gerente de marketing da Covolan. As outras duas famílias misturam algodão, elastano e poliéster. A Extensive mantém a composição em 2% de elastano e representa 59% dos produtos, enquanto a Extensive Confort trabalha com 1% de elastano e corresponde aos restantes 40%. A empresa também conta com a família Brightness de tecidos metalizados em quatro versões (Gold, Gold Black, Ice Silver e Silver Black).

 

Atualmente, a produção da empresa gira em torno de 2 milhões de metros lineares, descreve o book do inverno 2008. A previsão é aumentar a capacidade entre 2008 e 2009, conta Romualdo Maziero, diretor industrial da Covolan, sem informar o valor do investimento nem a expansão pretendida.

 

Investimentos
realizados

 

Ele prefere destacar os R$ 8 milhões aplicados no biênio 2006/2007, quando a empresa montou a fiação, trocou teares e substituiu a caldeira a gás por um modelo que usa biomassa como combustível. Antes terceirizada, a fiação passa a ser feita internamente, consumindo R$ 5 milhões do investimento total no período. O resultado da medida será mais perceptível a partir da coleção para o verão 2009. “A fiação em casa cria outras possibilidades”, diz Telma, prevendo o uso de algodão ecológico entre as novidades da estação.

 

Os outros R$ 3 milhões correspondem à troca de caldeira, que reduziu custos e o impacto ambiental. O novo modelo usa resíduos de madeira de marcenaria; bagaço de cana, poda de árvores que a prefeitura faz na cidade de Santa Bárbara D´Oeste (interior de São Paulo, onde fica a matriz da companhia).

 

Marketing
ecológico

 

A iniciativa reforça ações de preservação promovidas pela empresa como o reaproveitamento de água, que reduziu em 70% o volume captado nos poços artesianos, ao passar de 25 para 7,5 metros cúbicos por hora, e levou a Covolan a vencer o primeiro Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água, no ano passado. Além disso, no início deste ano, implantou um programa de reciclagem do papel consumido em suas unidades. As medidas são capitalizadas na campanha de marketing da tecelagem, que adotou o tag Jeans Consciente para ser aplicado nas peças prontas de marcas que usam o tecido da marca.

 

Até 2002, a Covolan produzia tecido para camisaria. Diante da crise que afetou drasticamente o pólo têxtil de Americana (SP), a empresa mudou de ramo, investindo no mercado de denim. Atualmente, conta com três fábricas – uma em Santa Bárbara D´Oeste, outra em Itatiba (também no interior paulista) e a terceira em Petrolina (PE). O showroom foi inaugurado em fevereiro, no Brás, bairro paulistano que concentra a maior produção de jeans do Brasil.

foto: divulgação / Covolan