Texpal destaca os efeitos em estampas para o inverno 2008

As novas direções das estampas

A Texpal Química promoveu hoje, 21, na capital paulista, a terceira edição do evento dedicado a apresentar as tendências em estamparia. O Texpal Fashion, como foi batizado o circuito de palestras, tratou das direções de moda para o inverno 2008. O roteiro começou por Blumenau (SC), na semana passada, e termina em Fortaleza (CE) na quinta-feira, dia 23. A expectativa da empresa é a de que 450 profissionais participem das apresentações entre as três cidades.

“A cada edição aumenta o interesse e mais gente participa”, constata satisfeito Norberto Canelada, diretor da empresa. A edição de verão reuniu 350 profisisonais, entre estilistas e pessoal de desenvolvimento da área de estamparia das confecções. Mesmo sendo estamparia o foco da palestra, Solange Wassano traça um mapa consistente das direções de moda.

O roteiro da Texpal para o inverno 2008 percorre cinco temas: caos; equação; conexão; tabus; antenado – todos interligados. Para cada um deles, Solange destaca conceitos, elementos, texturas, tecidos, volumes e formas, cartela de cores. A apresentação da pesquisa é acompanhada de uma exposição com 20 modelos especialmente desenvolvidos pela empresa dentro dos conceitos tratados, além de peças-conceito de marcas conhecidas.

 

No inverno de 2008, as estampas sobressaem, especialmente nas peças em malha, ao apostar em jogos de texturas. Para cada tema uma composição diferente, reproduzindo:

 

:: aspectos típicos das cidades (concreto aerado, mármore, asfalto, cimento)

:: aspectos da natureza (argila, barro, casca de árvore)

:: aspectos de pele de animal (como a do elefante)

:: aspectos glaciais

:: couro falso

:: couro falso craquelado

:: aspecto queimado

:: colagens

fotos: divulgação / Texpal