Santista apresenta novo tecido da linha bi-stretch

O Gold Duo, da família que tem elastano no urdume e na trama, faz parte do lançamento de preview do inverno 2009 da empresa

 

 No lançamento do preview do inverno 2009, a Santista Têxtil mostrou para sua equipe de vendas o novo componente da linha Duo Bi Stretch, o Gold Duo. A linha, lançada no último trimestre de 2007, tem como característica principal o uso do elastano na trama e no urdume do tecido.

 

 

Os primeiros dois itens da linha são o Duo 11 oz e o Duo 9oz, lançado para o verão 2009. O Gold Duo tem peso de 9,5 oz e vem com 3% de elastano em sua composição, além de ser resinado de fábrica e ter acabamento dourado. O tecido está disponível para venda desde o início do mês.

 

“Industrialmente não são necessárias muitas mudanças para a fabricação do tecido, no entanto, algumas técnicas diferenciadas precisam ser aplicadas. Isso tudo foi desenvolvido pela Santista junto com a Tavex, nossa unidade espanhola, durante cerca de um ano e meio”, explica Lílian Kurosaki, gerente de mercado denim da Santista. O preço do produto, não especificado, é pouco mais alto que o do tecido com elastano convencional, devido aos gastos adicionais para sua produção, diz a executiva.

 

Para o uso do tecido, alguns cuidados são necessários, assim como nos trabalhos com os produtos com elastano aplicado somente na trama. Em geral, em tecidos elastizados é recomendado compensar a modelagem de acordo com o percentual de retração ou de alongamento de cada artigo – no caso do Duo, na trama e no urdume; reduzir a velocidade da máquina de costura, de forma a evitar o atrito povocado por agulhas aquecidas; e usar agulhas de ponta bola, entre outras providências. “Todos os nossos vendedores foram treinados e passam essas informações às confecções”, conta a gerente.

 

Lílian credita o sucesso da liha Bi-Stretch no Brasil em razão do número de confecções que fazem o uso do tecido com elastano em suas coleções que, hoje, chega a cerca de 70%. Direcionado para o público feminino, já que o tecido possibilita a valorização de curvas e formas na modelagem, o tecido começa a ganhar o mercado masculino também, sendo incluído em algumas coleções.

 

A EXSS é uma das marcas que adotou o Duo em peças das coleção do verão 2009. De acordo com Mauricio Costa, proprietário da marca, o Duo Bi-Stretch deve aparecer em cinco modelos da coleção, sendo um deles masculino. “O que muda na confecção é o corte para a modelagem e alguns outros detalhes. Mas o conforto que o tecido proporciona deve chamar muito a atenção do consumidor, desde que ele tenha experimentado algum produto que faça uso do tecido”, explica Costa.

 

A marca feminina Lança Perfume é outra que também incluiu o tecido com elastano no urdume e na tama na coleção do verão 2009. “Vamos usar o tecido em 10% da parte produzida em jeans da coleção, que tem cerca de 170 modelos diferentes. Num deles, inclusive, será aplicada uma resina transparente para dar aspecto mais brilhante”, conta Bruna Sachet Olivo, proprietária da marca. De acordo com ela, o tecido permite mais possibilidades de beneficiamento.