Em parceria com a ABIT, o Cetiqt publica em outubro os resultados da pesquisa com 200 executivos de pequenas e grandes empresas do setor
Os empresários brasileiros acreditam que parcerias podem ser um bom meio de melhorar a competitividade da indústria no mercado global. Essa é uma das constatações do estudo Estratégias para Competitividade no Mercado Global: Cadeia Têxtil e de Confecção Brasileira, a ser publicado em outubro.
Realizado pelo Senai-Cetiqt, sob a coordenação de Flávio da Silveira Bruno, em parceria com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), o trabalho teve o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e da APEX (Agência de Exportações e Investimentos). O estudo teve base em 200 questionários respondidos durante o último ano por empresários de pequenas e grandes empresas do setor.
Outras constatações preliminares foram apresentadas na semana passada em evento da ABIT. De acordo com as informações mostradas, 95% das pequenas empresas acreditam na qualidade de seus fornecedores. No entanto, essas empresas também afirmaram não conseguir exigir responsabilidade socioambiental desses fornecedores, fator preocupante para o aumento da competitividade do país. As grandes empresas que participaram do estudo acham o acesso a recursos tecnológicos importante, porém, insuficiente no país.