Archroma compra divisão têxtil da Basf

Acordo foi anunciado nesta quinta-feira, 16, e depende ainda da aprovação das autoridades antitruste, com previsão de concluir no início de 2015.

A Archroma, controlada pelo fundo americano SK Capital Partner, anunciou nessa quinta-feira, 16, que assinou acordo para comprar a divisão global de produtos químicos têxteis da alemã Basf. As empresas não fornecem detalhes financeiros da transação, que depende de análise de autoridades antitruste, nem do alcance da decisão, se além do portfólio de produtos e funcionários, a negociação envolve também as fábricas da Basf. A previsão é o negócio estar concluído até o final do primeiro trimestre de 2015.

Segundo comunicado ao mercado, a Archroma informa que o negócio envolve todo o espectro de produtos químicos têxteis, com ênfase especial na parte de estamparia, acabamento e coating. “A aquisição complementa o portfólio da de corantes têxteis e produtos químicos, além da presença geográfica da Archroma”, acrescenta o comunicado. A expectativa é que sejam incorporados os 290 funcionários que a Basf mantém nessa divisão, dos quais 230 na Ásia, o principal foco de interesse da Archroma com a aquisição.

Essa consolidação é avaliada pelas duas empresas como importante no processo de fortalecer a participação da Archroma no mercado de produtos químicos internacional, particularmente na concorrida Ásia. “Em um mercado muito competitivo e altamente fragmentado, posicionamos com sucesso o negócio de produtos químicos têxteis, sendo um dos principais fornecedores mundiais de têxteis. O atual processo de consolidação da indústria significa ser necessária massa crítica para o crescimento do negócio”, disse Hans W. Reiners, presidente da divisão de químicos de performance da Basf.

A Archroma nasceu há dois anos, quando o fundo SK Capital comprou as unidades de especialidades têxteis, papéis e emulsões (corantes, resinas, entre outros insumos), incluindo duas fábricas no Brasil, da Clariant. Em maio de 2014, o fabricante já havia comunicado ao mercado ter adquirido 49% do capital da suíça M.Dohmen, que produz corantes têxteis e outros produtos químicos para três setores: vestuário, carpetes e automotivo.