Bread & Butter Barcelona discute o futuro do jeans

Debate reuniu Elio Fiorucci, François Girbaud, Adriano Goldschmied e Luigi Martelli

A bela e caliente Barcelona abriu as portas para mais um tradeshow Bread & Butter, realizado entre os dias 02 e 04 de julho. Em clima de total descontração, muita gente trabalhou e aproveitou bem o espaço que também serviu para um breve descanso sob o sol.

 

A nova área The Source, esperada desde a edição passada, trouxe 56 expositores, dos quais metade totalmente focada no universo do jeans, expondo tecidos e acessórios, além de lavanderias, entre elas, a Martelli, que promoveu um debate reunindo personalidades do mundo do jeans – Elio Fiorucci, François Girbaud, Adriano Goldschmied e Luigi Martelli. O mediador foi o expert em comunicação e diretor do The German Media Institute, Prof Dr. Jo Groebel.

Luigi Martelli

Elio Fiorucci

Jo Groebel

 

O debate caminhou pelo universo do jeans, destacando o aspecto de moda e o jeans como símbolo de juventude. Goldschmied enalteceu Girbaud, declarando que “embora ele fosse o mais jovem na época, ele conduziu o modo revolucionário no jeans”, ao reinterpretar o modelo americano dos anos 60 e transformá-lo em uma declaração de moda.

Adriano Goldschmied

François Girbaud

 

Todos os debatedores foram enfaticamente coerentes em defender que a produção do jeans deve ser pensada e desenvolvida levando em conta a questão social e ambiental. Na avaliação deles, esse é o único caminho para garantia do futuro.

Célia Santos é Master Research Textile Design and Marketing from University of Minho  – Portugal

fotos: Celia Santos (abertura) / B&BB (debatedores)