Instagram caminha para ser ecommerce

App liberou o recurso Checkout em parceria com 20 marcas de moda e, por enquanto, apenas para usuários dos Estados Unidos

O Instagram investe para transformar a plataforma em ecommerce e gerar receita pela venda de produtos anunciados no aplicativo de mídia social. Ontem, 19 de março, a empresa liberou versão beta do recurso Checkout, apenas para usuários dos Estados Unidos e em parceria com marcas de moda. A diferença da nova ferramenta às opções de compra e venda atuais, já disponíveis, é que o usuário vai comprar sem sair do aplicativo. “Só precisará digitar o nome, e-mail, informações de faturamento e endereço de entrega na primeira vez que fizer o check-out”, explica a empresa.

Quando o pedido for finalizado, as informações do usuário serão salvas, de modo que na próxima compra não será necessário inserir os mesmos dados na próxima compra, observa o Instagram. Pelo app, será possível também receber notificações sobre envio e entrega dos produtos adquiridos. Pelo novo recurso, o usuário clica sobre um produto anunciado em uma postagem e verifica o preço. No botão ‘Checkout on Instagram’ pode escolher tamanho ou cor e efetuar o pagamento ali mesmo.

Em comunicado ao mercado, o Instagram informou que nessa fase de teste fez parceria com 20 marcas de moda, entre as quais Zara, Uniqlo, Adidas, Burberry, Dior e H&M, ou marcas de cosméticos como M.A.C. E por enquanto o recurso estará restrito a esse grupo de empresas. “Quando expandirmos, as empresas poderão se integrar diretamente ou trabalhar com parceiros, incluindo Shopify, BigCommerce, ChannelAdvisor, CommerceHub”, disse o Instagram no comunicado. O Pay Pal é o parceiro para processamento dos pagamentos.

Segundo o noticiário internacional, as empresas que usarem o Instagram para vender vão pagar uma taxa, cujo valor não foi revelado. Segundo a companhia, ao longo de 2019 estão previstos mais recursos para incentivar compras pelo Instagram, transformando o aplicativo originalmente criado para compartilhar fotos em uma plataforma de vendas.

Assim como o WhatsApp, o Instagram pertence à mesma empresa do Facebook, comandada por Mark Zuckerberg.