Mercado do denim em xeque nos Estados Unidos

Especialistas avaliam que será necessária uma dose generosa de inovação de moda para reverter a estagnação dos negócios verificada em 2010

O mercado de denim nos Estados Unidos vai precisar de dose generosa e sustentada de inovação de moda, para reverter a estagnação que afetou os negócios de lá em 2010. As vendas só não foram piores porque as jeggings serviram de fiel da balança. Essa é uma das principais conclusões de estudo que acaba de ser divulgado pela empresa de pesquisa de mercado NPD Group Inc.

Segundo o documento, que só avaliou as vendas do mercado adulto, o volume total ficou praticamente estável, com discretíssima alta de 0,4%, atingindo em 2010 U$ 13,82 bilhões, contra US$ 13,77 bilhões, verificado no ano anterior. A maior queda foi registrada no segmento de jeans masculino, que caiu 3,1% para US$ 5,18 bilhões, respondendo por 37% das vendas totais.

Majoritário, o jeans feminino sustentou os outros US$ 8,64 bilhões movimentados pelo mercado dos Estados Unidos. Isso representou aumento de 2,64% em relação aos US$ 8,42 bilhões de 2009, aponta o NPD. Segundo a empresa de pesquisa, a expansão pode ser inteiramente creditada às vendas de jeggings. Sem elas, o segmento feminino também apresentaria recuo dos negócios. As jeggings saíram de US$ 86,3 milhões, em 2009, para US$ 271,3 milhões em vendas, no ano passado.

A despeito do excelente desempenho, o relatório destaca que as jeggings não representam a solução para todos os males que afligem o mercado de denim americano. Até porque nem todas as mulheres querem sair vestindo skinnies ou jeggings, ponderam os especialistas ouvidos.

Na opinião deles, o lançamento de modelos de denim feminino, com formas mais amplas, como flare e bootcut, podem ser entendidos como um dos esforços da indústria para reverter o quadro recessivo. Mas nem essas modelagens podem ser de fato consideradas inovadoras. Eles também preveem que os varejistas, além de entusiasmar os consumidores a voltar a comprar, terão que trabalhar com preços menores, mesmo enfrentando aumento de matéria-prima e serviços.