Com quase 50 mil paineis fotovoltaicos, o telhado do CD da empresa na Europa é considerado um dos maiores do mundo em operação.
A PVH Europe, sede global da Tommy Hilfiger e da subsidiária local da Calvin Klein, anunciou que concluiu a instalação de uma cobertura solar gigante. Revestiu de placas fotovoltaicas o telhado do Centro de Armazenamento e Logística da companhia na região. Com 48 mil paineis solares de alto desempenho, a instalação está sendo considerada uma das maiores do mundo em funcionamento.
O CD fica na cidade de Venlo, no sudeste dos Países Baixos (Holanda). Conforme a companhia, é o principal centro de distribuição da PVH Europe, ocupando 110 mil metros quadrados. Atualmente, até 600 mil peças, entre as marcas Tommy Hilfiger e Calvin Klein, são despachadas diariamente a partir desse CD. Envia produtos para pontos de venda, entre lojas próprias e franquias das duas grifes, na Europa, no Oriente Médio e na África. Além de atender diretamente os consumidores.
A cobertura solar gigante tem capacidade para gerar 18 MWp (megawatts-pico), informa comunicado da PVH Europe. Conforme a empresa, representa volume suficiente para abastecer o CD de energia elétrica, além de “todas as lojas, depósitos e escritórios de propriedade da PVH Europe na Holanda por meio da rede de energia pública”.
METAS ATÉ 2020
O projeto está em linha com meta da PVH Corp de obter 100% de sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030. Para construção do telhado solar gigante a companhia contratou a Eneco e a Izen. O prédio onde fica o CD pertence à Heylen Warehouses, uma empresa belga de logística imobiliária, em uma joint venture com a AG Real Estate.
“Acreditamos que os edifícios logísticos serão a próxima geração de plantas de energia solar”, observou Philippe Deschilder, CEO da Heylen Warehouses, no comunicado distribuído pela PVH.