Só três de roupa entre as marcas mais valiosas

Ranking da Interbrands de 2016 destaca a grande valorização da varejista espanhola Zara.

O anúncio do ranking Best Global Brands, organizado pela consultoria Interbrands, mostra que o segmento de roupas encolheu ligeiramente e apenas três marcas permaneceram entre as cem mais valiosas do mundo, ante as quatro das duas últimas edições. No levantamento de 2016, duas são redes varejistas de fast fashion. A sueca H&M mantém o primeiro lugar do ramo, avaliada em US$ 22,68 bilhões, 2% a mais que em 2015, mas, ficando no mesmo 20º lugar. A segunda é a espanhola Zara que, com valorização de 19%, passou a valer US$ 16,76 bilhões, galgando três posições este ano, para chegar ao 27º lugar. O crescimento da Zara está entre os sete mais fortes entre todas as marcas ranqueadas, informa a Interbrands.

A terceira é a americana Ralph Lauren que vem se desvalorizando desde o ano passado. No ranking atual, o valor da companhia enfrentou queda de 12%, caindo para US$ 4,098 bilhões. Despencou sete posições, parando no 98º lugar. Do setor, registro para a Hugo Boss, que este ano deixou o grupo das cem marcas globais mais valiosas.

No levantamento geral, os três primeiros lugares continuam inalterados. A Apple é a mais valiosa, com preço de mercado de US$ 178,11 bilhões, 5% a mais que o valor de 2015. Google é a segunda marca, com valorização de 11% passou a US$ 133,25 bilhões. Apesar de desvalorizada em 7%, a Coca Cola permanece em terceiro lugar, avaliada em US$73,10 bilhões.