![tonello-compra-fabricante-de-maquinas-de-tingimento-img01 Tonello compra fabricante de máquinas de tingimento](https://i0.wp.com/gbljeans.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tonello-compra-fabricante-de-maquinas-de-tingimento-img01.jpg?resize=678%2C381&ssl=1)
Com a aquisição, empresa italiana pretende diversificar os mercados de atuação, como malhas, fios, meias e peças sem costura.
![Tonello compra fabricante de máquinas de tingimento](https://i0.wp.com/gbljeans.com.br/wp-content/uploads/2025/02/tonello-compra-fabricante-de-maquinas-de-tingimento-img01.jpg?resize=678%2C452&ssl=1)
A italiana Tonello, fabricante de equipamentos de acabamento de jeans em lavanderia, anuncia a compra da Flainox, outra empresa italiana de acabamentos. Com essa aquisição, a Tonello visa diversificar o portfólio de máquinas de acabamento e tingimento para atender segmentos têxteis nos quais não atua. Por comunicado, as empresas informam que a Flainox continuará a operar com marca própria, embora esteja prevista a integração da força de vendas dos dois fabricantes.
Fundada em 1968 em Quaregna Cerreto, Flainox conquistou mercado com uma linha variada de máquinas rotativas de tingimento de roupas prontas, fios (em meadas ou cones), malhas e meias. Também conta máquinas de secagem. No Brasil, a Flainox é representada, atualmente, apenas pela Carmelo Comercial, distribuidora especializada no segmento de malharia.
“Esta compra é um passo fundamental na nossa trajetória de crescimento”, declarou no informe à imprensa Carlo Bonetti, presidente da Tonello, empresa criada 1981. O valor da transação não foi revelado, bem como a motivação da família Bozzo em vender o negócio de máquinas de tingimento.
A Flainox conta com uma série de patentes para máquinas desenvolvidas pelo fundador Giovanni Bozzo, e nos últimos anos era gerida por Francesca Bozzo, líder também do grupo Meccanici.
Já a Tonello pertence ao grupo italiano CM com empresas de diferentes áreas.
DENIM RENAISSANCE
Na área de denim, a Tonello apresentou em janeiro a coleção que denominou Denim Renaissance, durante a Kingpins realizada Nova York. Peças em denim azul adornada com detalhes dourados, texturas opulentas e estampas feitas a laser. A coleção incluiu calças saias, vestidos, coletes e jaquetas. Para a Colombiatex, a Tonello focou na máquina de tingimento índigo de peças prontas DyeMate, lançada há cerca de dois anos.
foto: divulgação (planta da Tonello na Itália à esquerda)