A transação com o Arcadia Group abrange as marcas Topman, Miss Selfridge e Hitt que terão vendas apenas pelo canal online.
Em concordata desde dezembro, o Arcadia Group anunciou que vendeu quatro de suas marcas ao marketplace de comércio eletrônico de moda Asos. As mais emblemáticas. Pelo acordo costurado, a Topshop vendida fechará todas as lojas. Assim como as demais que entraram na negociação, Topman, Miss Selfridge e Hitt, terá vendas apenas pelo canal online.
Conforme o comunicado das empresas, a Asos pagará £265 milhões pelas quatro marcas, algo como US$326 milhões. Outros £30 milhões serão pagos pelo estoque existente. O varejista online ainda assumiu o compromisso de honrar mais £35 milhões em pedidos de compra futuros.
A Asos informou que como parte do negócio absorveria 300 funcionários do Arcadia, que exercem funções relacionadas a design, produtos, compras e parcerias com o varejo.
Controlado pelo bilionário Philip Green, o britânico Arcadia Group ainda detém as marcas Dorothy Perkins, Wallis, Evans, Burton e Outfit, que estão envolvidas em negociações para compra por outros grandes varejistas.
IMPÉRIO EM QUEDA
Na época do pedido de proteção contra falência o grupo britânico empregava 13 mil funcionários, operava 466 lojas (444 no Reino Unido e 22 no exterior) e três centros de distribuição na Inglaterra.
A expectativa é de que as primeiras linhas da Topshop vendida para a Asos sejam lançadas potencialmente na primavera. Mas, com certeza, na coleção de outono/inverno, informou o varejista.
Conforme a Asos, as quatro marcas do Arcadia representam um complemento importante ao portfólio atual voltado a jovens na casa dos 20 anos. “Trabalharemos para maximizar a oportunidade de distribuição global das marcas. Nossa infraestrutura de warehouse internacional e experiências online localizadas darão suporte ao crescimento contínuo (das marcas) por meio de nossa própria plataforma”, declarou a empresa em comunicado ao mercado.