Under Armour vai usar elastano reciclável

Under Armour vai usar elastano reciclável criado junto com a Celanese

Junto com a Celanese marca desenvolveu a fibra Neolast com aplicação também no jeans.

Under Armour vai usar elastano reciclável criado junto com a Celanese

Em projeto conjunto, as americanas Celanese Corporation e Under Armour desenvolveram um tipo de fibra elástica com potencial de ser reciclável e que a marca de moda esportiva vai usar para substituir o elastano convencional. Chamada de Neolast, a nova fibra elástica teria potencial para facilitar a reciclagem de tecidos mistos contendo elastano na composição.

“As fibras Neolast apresentam elasticidade poderosa, durabilidade, conforto e melhor absorção esperadas em tecidos de alto desempenho, mas também são projetadas para começar a enfrentar os desafios de sustentabilidade associados ao elastano, incluindo a reciclabilidade. As fibras são produzidas usando um processo proprietário de extrusão por fusão sem solventes, eliminando produtos químicos potencialmente perigosos normalmente usados para produzir tecidos elásticos feitos com elastano”, descreve o comunicado distribuído à imprensa pelas duas companhias.

Conforme a breve explicação, as fibras Neolast têm produção usando polímeros de elastoéster termoplásticos recicláveis. Por enquanto, a Under Armour vai usar o elastano reciclável, mas a Celanese já prevê comercializar o produto para aplicações em outros segmentos do vestuário, incluindo denim.

Ao abordar as características da nova fibra, a Celanese explica que para usar a Neolast as indústrias precisarão adaptar os equipamentos tradicionais usados na fiação de poliéster. “Além dos benefícios de sustentabilidade, as novas fibras Neolast oferecem maior precisão de produção, permitindo que as fiações aumentem ou diminuam os níveis de alongamento e projetem fibras para atender a uma gama mais ampla de especificações de tecido”, acrescenta o comunicado.

EMPRESAS AMERICANAS

Com sede em Dallas, a Celanese é um fabricante global de soluções químicas diferenciadas e materiais especiais para diferentes ramos industriais. A receita líquida global alcançou US$9,7 bilhões em 2022.

A Under Armour, que tem sede em Baltimore, obteve receita de US$5,9 bilhões no ano fiscal de 2023 que para a empresa fechou em março de 2023.

foto: divulgação Under Armour