Zara é a marca nº 1 do varejo de moda

Zara é marca nº 1 do varejo de moda global

Do ranking 100 Best Global Brands constam 11 marcas de moda, entre luxo, varejo e esportiva.

Zara é marca nº 1 do varejo de moda global

Apenas duas varejistas de moda continuam a integrar em 2024 o ranking 100 Best Global Brands , elaborado pela Interbrand desde 2000. Zara permanece como a marca número 1 do varejo de moda. Avaliada em US$17,8 bilhões, a marca do grupo espanhol Inditex valorizou 8% e subiu uma posição para o 42º lugar. Ainda assim abaixo do pico de valor registrado em 2017, de US$18,5 bilhões.

Da mesma forma que a Zara, a H&M integra o ranking e permanece como a segunda marca mais valiosa do varejo de moda. Tem o valor estimado de US$ 13,6 bilhões, o mesmo do ranking de 2023. Porém, sem crescer, a varejista sueca caiu quatro posições. Desceu da 56ª posição em 2023 para o 60º lugar em 2024. Desde 2016, quando atingiu o pico de US$22,68 bilhões, a H&M só perdeu valor.

A Zara está presente no mercado brasileiro há 31 anos, desde 1993. Já a H&M anunciou que abrirá a primeira loja no Brasil somente no segundo semestre de 2025.

OUTRAS MARCAS DE MODA

O ranking 100 Best Global Brands de 2024 contempla três marcas do segmento esportivo. A Nike é a mais valiosa. Mas a marca que até 2023 figurava entre as top 10 do mundo, desvalorizou e caiu para a 14ª posição, com valor de mercado US$45,4 bilhões, 5% a menos que no ranking passado.

A concorrente Adidas desvalorizou 6% e perdeu cinco posições. Avaliada em US$15,5 bilhões ocupa o 51º lugar no ranking 100 Best Global Brands de 2024.

Outra empresa do segmento, a Jordan aparece no ranking pela primeira vez na 99ª posição com valor de US$6,4 bilhões.

Entre as marcas de moda de luxo, a Louis Vuitton continua como a mais valiosa do mundo, com valor de mercado estimado em US$50,9 bilhões, crescimento de 9% sobre 2023. Dessa forma, a marca francesa sobe três posições para o 11º lugar.

Outras cinco marcas de moda de luxo aparecem no ranking de 2024: Hermés (22ª com valor de US$34,7 bilhões), a Chanel (23ª com valor de US$33,2 bilhões), a Gucci (41ª com valor de US$17,9 bilhões, caindo 14%), a Dior (74ª com valor de US$10,4 bilhões) e a Prada (83ª com valor de US$8,3 bilhões).

RANKING GERAL

O valor combinado das 100 Best Global Brands alcançou U$3,4 trilhões em 2024, aumento de 3% em relação a 2023.

As marcas de tecnologia continuam a dominar os primeiros lugares do ranking. Apple permanece como a marca mais valiosa do mundo. Seu valor de mercado em 2024 de US$488,9 bilhões representa queda de 3%.

Microsoft está no segundo lugar, com apreciação de 11% para atingir US$352,5 bilhões em valor de mercado.

Amazon continua em terceiro lugar. Mas, com aumento de 8%, o valor da marca vai para US$298,1 bilhões em 2024.

Além das três primeiras do ranking, o top 10 inclui pouco variou com, Google, Samsung, Toyota, Coca-Cola, Mercedes-Benz, McDonald’s e BMW.

foto: loja da Zara Rossio, em Lisboa (divulgação)