Apollo Lavanderia muda a estratégia

Empresa de Santana do Parnaíba reduz o volume processado pela metade, atendendo mais clientes com menos demanda

A Apollo Lavanderia, localizada em Santana do Parnaíba na Grande São Paulo, já chegou a beneficiar 300 mil peças por mês, porém, este ano o volume oscila entre 150 mil e 160 mil unidades. Apesar da redução pela metade, o faturamento não foi prejudicado. “Agora, estamos fazendo serviços diferenciados, com maior valor agregado”, afirma o diretor administrativo e um dos sócios da lavanderia, Reinaldo Cetra.

 

 

 

A meta da empresa segue a linha do seu atual ritmo de lavagem. “Queremos depender  menos de poucos clientes e conseguir mais clientes com demandas menores”, revela o executivo. A cartela de clientes da Apollo conta com cerca de 70 marcas, boa parte delas confecções do localizadas no bairro paulistano do Brás, como Lemier e Dunia Brasil, e outros espalhados pelo estado.

Arquiteto de formação, Cetra tornou-se sócio da Apollo há quatro anos. Com essa reestruturação, Antonia de Lima, fundadora da lavanderia há 17 anos, passou a cuidar da produção e o terceiro sócio, Francisco Silva, passou a cuidar da logística. Cetra conta que desde o início procurou usar a habilidade como projetista para mudar o layout da lavanderia e implantar um novo sistema de gestão, inspirado no modelo de um clube de futebol para o qual trabalhou como mestre de obras.

Diferenciais

“As mudanças na lavanderia são graduais. Todo ano compramos equipamentos. Vamos mudando as coisas aos poucos, pois, não há espaço para mudanças bruscas”, diz o empresário que prefere crescer cautelosamente, atento às oscilações do mercado. Entre os planos da Apollo está a inauguração de um showroom até o final do ano.

Um dos grandes diferenciais da Apollo, segundo Cetra, é a lavagem em malharia. “Estamos na frente nesse setor”, afirma. As pesquisas de lavagem de malharia e jeans estão baseadas em consultas a revistas e sites de internet. “A criação também é um diferencial. Os clientes solicitam e desenvolvemos lavagens exclusivas”, explica. Viagens não fazem parte do processo. “Acredito que nos 15 dias que você viaja, o seu concorrente já viu o que é novo”, resume o diretor.

Apesar da legislação rígida, as preocupações com o meio ambiente fazem parte da filosofia da Apollo. Além do tratamento obrigatório de efluentes, as ações incluem o reúso de água, num processo pelo qual 40% do volume são reaproveitados na lavanderia. Funcionando com carga plena, a produção usaria cerca de 25 mil litros de água por hora. A lavanderia também instalou lavadora de fumaça, que dispersa os gases tóxicos e usa madeira de reflorestamento nas caldeiras. “Só usamos eucalipto”, finaliza o empresário.