Beagle reposiciona marca no mercado

Coleção de primavera/verão exibe o novo perfil, menos orientado ao preço final a ser oferecido no varejo

Junto com a coleção de primavera/verão, lançada no final de maio, a Beagle exibe os sinais do novo posicionamento planejado para a marca de moda masculina criada em 2004. Inicialmente orientado a preço, o desenvolvimento das coleções passou por uma transformação para qualificar o produto e colocá-lo em outro segmento de mercado, que valorize qualidade de matéria-prima, lavagens e o desenvolvimento das peças, entre outros atributos.

Foi com essa proposta que a Beagle apresentou a coleção durante o Denim Prêt-à-Porter, evento de moda e negócios realizado nos dias 9 a 11 de junho, em Florianópolis (SC), junto com o Sul Fashion Week, explica Ricardo 25, gerente comercial da marca. Como sinais da renovação ele cita a cartela de cores da estação, que favorece os tons claros e pasteis, e a substituição da meia-malha por malha flamê.



O gerente acredita que a mudança será mais perceptível na rede de lojas próprias, uma vez que ali são comercializadas as coleções completas. Essa nova estratégia refletiu nos canais de venda e no volume de produção. Atualmente, a Beagle é comercializada em 30 lojas próprias de varejo, mais oito lojas exclusivas (mas não próprias) e 500 multimarcas. Em relação a julho de 2010, a marca manteve praticamente inalterada a presença no varejo monomarca, enquanto reduziu o número de revendas, que na ocasião era de 650 pontos.

Tem previsão de produzir 650 mil peças em 2011, volume que representa média mensal de 54 mil peças. Há um ano, a Beagle informava vender 150 mil peças por mês. O recuo pode ser explicado em parte pelo novo reposicionamento. Mais cara, vende menos, e muda o perfil do lojista que revende os produtos da marca. Os planos para o segundo semestre apontam para a expansão no varejo monomarca.



“Queremos intensificar as franquias”, diz o gerente. O maior interesse reside nas grandes capitais nordestinas – Fortaleza, Recife e Salvador – para as quais prospecta investidores. Além de Cuiabá (MT), escolhida por ser uma das cidades que irá sediar jogos da Copa do Mundo, de 2014, no Brasil. A mudança prossegue com a coleção do alto verão, com lançamento previsto para a segunda semana de julho.