Cobra D’agua prevê aumento de 15% na produção

Crescimento é creditado à estratégia de ampliar o mix de produtos a partir de licenciamento da marca

A marca Cobra D’agua, de Vitória (ES), existe há 23 anos, mas há um ano vem desenvolvendo projeto de expandir o mix de produtos, por meio de licenciamentos da marca. “Nosso forte é camiseta e shorts, mas com os licenciamentos conseguimos incluir jeans, calçados, óculos, relógio, roupas de inverno e linha praia”, cita Célia Vieira, gerente de produtos. Com essa estratégia, a marca espera aumentar em 15% a produção em 2011.



Célia explica que ao fazer o licenciamento da marca, o fabricante fica responsável pelo faturamento junto ao cliente, pelo pagamento de comissão ao representante comercial e por pagar royalties pelo uso da marca. O desenvolvimento do produto é feito conjuntamente entre a Cobra d’agua e o fabricante licenciado. No momento, há oito parceiros neste modelo.

A produção mensal média da marca gira em torno de 140 mil peças por mês, dos quais 20% são jeans. Para 2011, a gerente diz que a expectativa é fechar o ano com produção total de 1,5 milhão de peças, que daria 15% de aumento em relação ao 1,3 milhão de peças de 2010. O desenvolvimento da coleção masculina é interno, enquanto para a linha feminina foi contratado um estúdio de criação em São Paulo. A produção também é quase toda terceirizada. Apenas corte, inspeção, bordado, costura de modelos pilotos e de mostruário são próprios.



O meio de venda principal da empresa são as multimarcas, cerca de 3,5 mil, atendidas por 50 representantes em todos os estados. Outra forma de comercializar os produtos são as 30 lojas que operam no sistema de franquia. Célia explica que as lojas que operam nesse modelo trabalham com uma tabela de preços e prazos de pagamento mais favoráveis comparado às multimarcas. E ainda há um terceiro canal de vendas, que são duas lojas próprias de varejo localizadas em Vitória.



Segundo Célia, desde seu surgimento o foco da marca tem sido o interior do país, afastado dos grandes centros, mas com grande potencial de negócios. Ela conta também que a marca nasceu voltada ao público masculino e que houve algumas tentativas de fazer modelos femininos, mas que a linha para mulheres ficou parada por seis anos, tendo sido retomada há duas coleções.

Para o verão 2012, a coleção masculina conta com cerca de 400 modelos, sendo 50 referências em jeans. A coleção do feminino tem 180 modelos, dos quais 40 são em jeans. Os principais modelos de calça são skinny, jegging, fit, regular e carrot, com lavagens básicas, sem muitos efeitos, com preço médio de R$ 60,00 para o atacado.



fotos: divulgação