Damyller abrirá 19 lojas entre 2011 e 2012

Com essas inaugurações, a rede da marca catarinense atingiria 103 pontos próprios de varejo, além do investimento na atualização de layout das unidades em funcionamento

Com a abertura de mais duas lojas até o fim do ano, a Damyller encerrará 2010 com 84 unidades próprias. Entre 2011 e 2012, os planos da empresa são de inaugurar outros 19 pontos, ultrapassando a barreira dos cem; serão 103 lojas. O planejamento inicial prevê a abertura de, pelo menos, 12 lojas no ano que vem; as outras sete ficariam para 2012, localizadas em shopping centers que ainda estão em construção. A expansão pode ser maior. “A marca deverá abraçar todas as novas oportunidades que surgirem no processo”, afirma Damylla Damiani, consultora de moda da Damyller, sem revelar o valor do investimento necessário a essa expansão.

Making Of Inverno 2011

A marca, que encerra o ano com crescimento de produção e faturamento estimados em 30%, tem outros planos de investimento, entre os quais a reforma para adequar a rede de lojas ao novo layout dos pontos-de-venda, apresentado na unidade inaugurada no Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF). Segundo Damylla, durante todo o ano de 2010 a empresa esteve reformando suas lojas e adequando-as a layouts mais modernos, e esse processo deverá continuar em 2011. “A rede de lojas é muito grande, então, pouco tempo depois de reformar uma unidade o seu layout já é considerado antigo, pois, já lançamos um novo em outra loja. Hoje, convivemos com três layouts diferentes, divididos entre as 84 unidades, e esse processo de reforma nunca termina”, explica.

Atualmente, todas as lojas da marca são próprias e a empresa não tem interesse na abertura de franquias ou na venda por meio de multimarcas. “Temos um retorno muito grande das lojas próprias no sentido de saber o que o consumidor quer, o que gostou, o que acha que deve mudar e, por enquanto, não temos interesse em abrir franquias ou trabalhar com lojistas, mas isso pode mudar no futuro”, conclui Damylla. Com uma fábrica de 17 mil metros quadrados de área construída, localizada na cidade de Nova Veneza, em Santa Catarina, a Damyller emprega 1,1 mil funcionários que atuam na produção da marca, além de outros 800 colaboradores que trabalham nas lojas da rede. Com lançamentos semanais, a marca desenvolve cerca de 130 novos produtos por mês. “Fechamos um grupo de peças para fotografar o catálogo, mas temos lançamentos semanais”, acrescenta a consultora.


Mão-de-obra e meio ambiente
Para driblar a falta de mão-de-obra enfrentada pela região, a empresa decidiu há dois anos criar sua própria escola de costura, dentro da fábrica. Dessa forma, tem atraído pessoas de cidades vizinhas para terem aulas e ganhar prática para o ritmo industrial. “Em alguns casos a pessoa já sabe fazer o trabalho, mas não no ritmo necessário para dar conta de uma produção tão grande, e é esse aperfeiçoamento que tentamos levar aos alunos na escola”, conta Damylla.

Tag Damyller

De acordo com ela, a empresa também busca reduzir a contaminação de efluentes decorrentes dos trabalhos de beneficiamento, que são feitos internamente. Pensando nisso, desde o ano passado a empresa usa, por exemplo, borra de café como corante, e investe em máquinas como a de ozônio, para reduzir o consumo de água na lavanderia. “Fizemos um acordo com a UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), para que nos forneça todo o resíduo do café tomado no campus para que possamos realizar os trabalhos de lavanderia, que reproduzem efeitos sujos e vintage no jeans”, explica a consultora. Outra ação dá destino útil às sobras de tecido da confecção. Os retalhos são doados para instituições de caridade localizadas em cidades da região.


Inverno 2011
Com campanha fotografada em Nova York, nos Estados Unidos, o inverno 2011 da Damyller será lançado em todas as lojas da rede no dia 15 de março, destacando peças da linha Comfort Leather, que conta com peças resinadas que dão aparência de couro ao jeans.

Lavagens sóbrias com bases black e blue são as principais para a estação, que diferencia as peças com aplicação de efeitos de ponto de luz, laser e bigodes 3D. Na linha masculina, as modelagens variam entre skinnies e retas, contando com opções de gancho alongado.

Carrot, capri, skinny e skinny cargo são as apostas da linha feminina, que também destaca o jeans camuflado com efeito de mofo.

fotos: divulgação Damyller