Drops Febratex

Notícias curtas sobre a feira realizada de 12 a 15 de agosto

 entrada da Febratex

  • A Clariant participou da Febratex 2008, apresentando o conceito dos quatro E. A partir de agora, a empresa anuncia que o desenvolvimeno de seus produtos vai priorizar Ecologia, Economia, Eficiência e Ecossistema, de modo a cumprir o compromisso de preservar o meio ambiente em todas as etapas e segmentos de produção. “Já tínhamos alguns produtos que se encaixavam no conceito mas, agora, todos eles serão feitos nesses moldes para que o ambiente não seja danificado com a produção e o consumidor tenha um produto com a mesma qualidade”, conta Fabiana Mendes, gerente de marketing de moda da Clariant.

  • Para apresentar o novo book, referente ao outono-inverno 2009, a Helvetia criou o Predix, mascote oficial da empresa. O toy art da empresa é feito nas cores e estampas das tendências mostradas no book que, nesta coleção, apresenta 150 novos produtos. “A partir de agora, todas as coleções serão apresentadas pelo Predix, que será elaborado de acordo com os lançamentos da Helvetia a cada estação”, explica Milena Sliumba, coordenadora de marketing da empresa. Feitos a partir de garrafas PET, couro e papéis especiais, os novos produtos têm estampas fortes e acabamentos diferenciados. O book Helvetia para o outono-inverno 2009 será lançado oficialmente na próxima semana.

    Predix, o toy art mascote da Helvetia

     

  • A Lambra participou da Febratex 2008 como parte do esforço em busca de crescer de 10% a 15% a produção mensal até o fim do ano, quando espera atingir 2,2 mil toneladas por mês. Entre as novidades, a empresa apresentou na feira as enzimas ácidas e neutras, que produzem efeitos de estonagem no denim, e as enzimas para a neutralização de peróxido (para não agredir o meio ambiente). A Lambra que atua em todo o Brasil, vende seus produtos por meio de 25 representantes.corredor da Febratex

     

  • A Multitherm, especializada no desenvolvimento de sistemas de automação, anunciou o MSA 700, controlador de processos que simplifica o controle sobre as etapas de produção nas empresas. O sistema, que funciona em ambiente operacional Windows e também aceita o programa Gestum (popular na automação de lavanderias de beneficiamento), armazena receitas e processos na memória da máquina onde etá instalado, facilitando as operações dentro das empresas e integrando os diversos setores. Além disso, a tela do controlador é operada por meio do toque (touch screen) e o acesso às informações pode ser feito por meio da internet, permitindo a observação e o controle dos produtos à distância. “Estamos sempre nos aperfeiçoando, por isso, todo mês há atualizações para nossos programas”, conta Álvaro Pereira, diretor técnico da Multitherm. O MSA 700 estará disponível para o mercado dentro de dois meses e custará na faixa de R$ 12 mil.

    MSA 700, da Multitherm

     


  • Pulcra apresentou novos produtos durante a Febratex 2008. Desenvolvidos para dar efeitos de toque e de brilho aos tecidos, os produtos Fondoflex e Stabtex estarão disponíveis para o mercado brasileiro a partir de outubro. Com opções de aplicação por espuma, espatulagem e imersão, os produtos conferem um visual plastificado ao tecido sem que o toque dele fique ´empapelado´. “Nosso objetivo é vender novos conceitos e idéias, ofertando produtos diferenciados a nossos clientes”, diz Aguinaldo Nabarro, gerente de marketing da empresa. A Pulcra expôs, também, o Adasil ELT, produto que dá mais elasticidade aos tecidos sem que ele perca sua resistência. O Adasil ELT está no mercado há um mês.

     

     


  • A Rolemak apresentou durante a Febratex 2008 a máquina que corta passantes, fabricada pela chinesa Zoje. Já disponível no mercado, a máquina custa R$ 6.700,00 e tem opções de trabalho com motor normal ou eletrônico, permitindo que a aplicação dos passantes seja feita por um operador ou programada. “Dependendo do tamanho e do tipo de passante que for feito é que se escolhe com que motor se vai trabalhar”, explica Edilene Santos, gerente nacional da Rolemak. 

     


    • A Tecnoblu apresentou o book para o inverno 2009, “Boa Vida, Vida Boa”, durante a Febratex. São 150 novos produtos. 

       

      “O legal do desenvolvimento dos books é que quem trabalha nele se insere de verdade no tema e isso transparece na coleção. Tivemos um grupo de pessoas que foi para Veranópolis, no Rio Grande do Sul, saber sobre a cidade e os costumes. A coleção acabou saindo como uma volta ao passado a partir de uma leitura atual”, explica Bruna Buerger, gerente de marketing da empresa. Foram usados materiais como fibra de bananeiras, côco, lonas, recouro e tintas que não prejudicam a natureza, materiais sintéticos, bordados e denim.

    estande da Tecnoblu

    aviamentos ecológicos da Tecnoblu

    Além disso, a empresa fabricou tags e etiquetas que podem ser utilizados de outras formas, como porta-trecos, máscaras para dormir e mousepad. Entre os tags e etiquetas da coleção, 12 foram selecionados por meio do Concurso Interno de Inovação, promovido entre os funcionários da empresa, que têm a chance de criar novos produtos com diferentes materiais e acabamentos. fotos: GBL jeans / reprodução

     capa do book da Tecnoblu

    • Ao todo, a 11ª edição a Febratex reuniu, em Blumenau (SC), cerca de 300 expositores, entre os quais Texpal, DyStar, Lectra e  Linx Sistmas.