II Semana do Jeans termina amanhã

Atividades de beneficiamento atraem a atenção dos alunos

 

A II Semana do Jeans, organizada pela Universidade Anhembi Morumbi, termina amanhã, 22, com um desfile das tecelagens e confecções que apoiaram o evento, marcado para às 20hs. Além dos estandes montados no galpão de eventos do campus Morumbi, em São Paulo, algumas empresas instalaram murais ao longo do corredor de acesso às salas de palestras.

 

 

Os processos desenvolvidos em lavanderia chamaram a atenção dos alunos. No galpão, a célula-piloto instalada pela All Washed contava com uma lavadora, uma centrífuga e uma secadora. Mas foi a área dedicada a acabamentos – puídos, lixados, resinados – a mais procurada. Formaram-se filas para personalizar os jeans levados de casa ou comprados na hora: a pessoa escolhia os efeitos desejados, e o técnico executava.

 

Da mesma forma, a palestra da Faenzza sobre beneficiamento têxtil despertou interesse. De maneira didática, Fábio Reginaldo Martins, diretor da lavanderia catarinense, explicou como funciona uma beneficiadora de jeans – da etapa de desengomagem até o empacotamento das peças a serem entregues.

 

Ele usou material criado há dois anos especialmente para palestras que deu em faculdades de moda de Santa Catarina. “Defendo a criação de uma cadeira de lavanderias nas faculdades. Ainda hoje recebo estilistas que pedem para aprontar peças no mesmo dia porque não têm noção da complexidade do trabalho”, relatou o executivo a uma platéia atenta.