Investir em detalhes fará a diferença no verão 2012

As direções da moda para o jeans na estação foram apresentadas por Robi Spatti e Maurício Lobo durante o Senac Moda Informação

Na 37ª edição, voltada para a moda prevista para o verão 2012, o Senac Moda Informação mudou de endereço. O evento de um dia, realizado duas vezes por ano na capital paulista, foi montado no Palácio de Convenções do Anhembi. O formato permanece o mesmo e como na edição de inverno, a moda jeanswear foi abordada pelo diretor de criação e consultor Robi Spatti, para o segmento feminino, e pelo gerente de produto Maurício Lobo, para o segmento masculino. Eles destacaram o que foi sucesso no verão europeu.

Peças-conceito
#Vestido longo em denim foi a opção escolhida por Robi para sintetizar o denim do verão. Um modelo de alças finas, feito em denim leve em lavagem média, com pala de decote reto e saia em evasê costurada em blocos com costuras horizontais aparentes.
#Blazer, para os homens. Produzido em denim ou sarja colorida, o blazer pode ter de um a três botões, mas sempre mais curtos, com comprimento pensado para terminar na altura do bolso-relógio de uma calça five-pockets, recomenda Lobo. Pode ter forro inteiro ou meio forro, que termina no meio das costas, sem incluir as mangas. O acabamento tem que ser de alfaiataria.

Camisas denim
#Para homens e mulheres.
#A masculina vem, além do modelo mais tradicional, também com opção com vários bolsos, tratada para destacar o efeito amassado e com beneficiamentos intensos, como os estonados.
#A feminina está mais forte no modelo de vestido chemise, para ser usado aberto com saias por baixo. Uma sugestão é usar com saia de renda um pouco mais longa que o comprimento do vestido.

Jeans estampado
#Estampas femininas: listras com efeito de xadrez, flores minúsculas, animais, principalmente, répteis.
#Estampas masculinas: xadrez piquenique, liberty em tons mais fechados. A estampa está forte tanto no denim como na sarja PT.

Detalhes, detalhes e mais detalhes
#Feminino: aplicações de cristais, metais, correntes, rebites, forro do bolso estampado e até lenços usados como cinto.

#Masculino: zíper como enfeite, desenhos, bordados, resinados. “São os detalhes que diferenciam e agregam valor às peças”, argumenta Lobo.
#Linhas escuras em peças claras e vice-versa. Detonados e puídos continuam nos efeitos.
#Barra dobrada para homens e mulheres. O truque de styling pode ser aplicado em qualquer peça, canela de fora já!
#Pence vertical nas calças femininas que vai da bala (final do bolso traseiro) até a parte detrás dos joelhos. Robi explica que esse truque de modelagem retira o excesso de tecido que costuma acumular na área dos quadris, dando sustentação ao bumbum.

Shorts,saias e bermudas
#Robi atesta que com o aumento no preço do algodão, as peças estão encurtando e sendo produzidas com denim mais leve.
#Os shorts vêm em modelagens balonê e comfort, além do resinado com efeito de couro.
#As saias ganham muitos efeitos, enquanto as bermudas priorizam a modelagem comfort. As bermudas masculinas ficarão mais curtas e justas.

Modelagem
#Para mulheres, o corte skinny ainda reina absoluto entre as calças na Europa, seguido por cigarrete, carrot e bootcut. A skinny exige tecido com elastano e pouca lavagem, recomenda Robi.
#Para os homens, a tendência é a calça chino, além de modelos curtos com punhos no cós e na barra, aponta Lobo.

Efeitos
#No feminino: bigodes, corrosão, tie-dye, pontos de luz e marmorizado.

#Para o masculino, efeitos ponto de luz, vintage e dirty.
#Detonados e puídos para ambos.

Cores no jeans

#A sarja branca é o ponto alto no verão.
#Preto, cinza e charuto são outros tons nos quais é possível apostar sem medo.
#Tons de marrom, coral e vermelho também devem funcionar.
#Verde, verde água e amarelo vão estar presentes, porém de maneira mais sutil.

Presença institucional

As empresas que participam da pequena feira realizada em paralelo à forte programação de palestras do Senac Moda Informação visam basicamente exposição de marca. Não são fechados negócios durante o evento de um dia, realizado duas vezes por ano na capital paulista, nem é essa a expectativa das empresas, que aproveitam para reforçar a divulgação das coleções da estação, nesse caso, o verão 2012.

É o caso da Vicunha, segundo Fábio Sandes, do marketing da empresa. Ele explica que o público, constituído sobretudo de gente de confecção, aproveita o momento para conhecer as novidades.

Dionísio Merighi, gerente de produto da Capricórnio, informa que participar da feira é uma oportunidade de manter contato com clientes de diferentes regiões.



Eduardo Silva, do marketing da Cedro, diz não ser possível mensurar o quanto os contatos dali se revertem em vendas. Mas ele ressalta a presença de estudantes de Moda como fator positivo, na medida em que eles serão compradores de amanhã.

“É importante apresentar a empresa para os que estão ingressando no mercado”, avalia Juliana Okuda, da Eberle Fashion. Outra empresa do segmento de jeans A Newcolor foi outro fornecedor da área de jeans a apresentar a coleção de etiquetas e tags da estação na feira.

fotos: GBLjeans