Jeans: bom (também) para cachorro

Enxergando uma oportunidade de negócio, um empresário resolveu desenvolver roupas em denim para cães e criou a marca Pet Jeans

 

Pensando em desenvolver uma roupa resistente e durável a fim de proteger o próprio cachorro do frio, o empresário Marcelo Gaviolli confeccionou uma capa em denim na facção que ele tem em Cachoeira de Minas, interior de Minas Gerais. Ao criar a capinha, o empresário que atua há 25 anos em facção de jeans enxergou um boa oportunidade de negócio. Passou a testar outras criações em cachorros de raças diferentes durante um ano, até decidir lançar a marca Pet Jeans, que está no mercado há quatro anos.

 

“No início, desenvolvia roupas para cachorros de grande porte, já que meu cachorro era da raça Pit Bull. Minha criação que, até então era apenas para o cachorro da família, foi ficando conhecida na cidade e tomou uma grande proporção na região. Muitos donos de cães de pequeno porte se interessaram, foi quando passei a desenvolver todos os tipos de tamanhos”, explica Gaviolli, que hoje mantém em linha apenas modelos pequenos. Tamanhos grandes só sob encomenda.

 

De acordo com o empresário, a Pet Jeans dispõe de uma gama diversificada de produtos, mas desenvolve outros modelos por meio de pedido. “Faço jardineira, calça, macacão, saia, shorts, vestido, colete, jaqueta, enfim, o que o cliente pedir, eu desenvolvo”, afirma ele. O jeans para cães segue o calendário da moda humana. A marca lança duas coleções por ano, criando seis modelos tradicionais a cada estação, divididas entre inverno e verão.

As peças não recebem processamento em lavanderia e vêm com a etiqueta da marca em silk. Efeitos em lavanderia são aplicados mediante encomenda. “Já desenvolvi peças com efeitos de puído, sujinho, used e destroyed”, conta Gaviolli, que terceiriza os serviços de lavanderia.

 

Segundo Gaviolli, as roupinhas são despachadas usando o serviço dos Correios e o prazo máximo de entrega é de 21 dias, dependendo do tipo de frete escolhido pelo cliente (Sedex ou Pac). Em 2008, a marca produziu mais de 4 mil peças e faturou R$ 60 mil com as vendas. “O inverno é a época do ano mais produtiva para mim”, conta ele.

 

A Pet Jeans conta com aproximadamente 30 clientes ativos, entre atacado e varejo. A marca atende as regiões sudeste, sul e nordeste e já vendeu para países como Estados Unidos e Chile. As vendas são feitas pela loja virtual da marca. Para o atacado, o preço das roupas varia entre R$ 9,00 e R$ 22,00, já para o varejo, varia entre R$ 40,00 e R$ 50,00 com o frete incluso.

 

Facção própria

 

Além de marca, Pet Jeans é o nome da facção que antes se chamava Amplitude Confecções e, existe há 15 anos, atendendo marcas de jeans de São Paulo. A facção produziu 82 mil peças para humanos no ano passado, além da produção da linha para cães. “Este ano de 2009 não está muito produtivo, a produção em geral caiu 40%”, constata o empresário.