Em agosto, Sebrae coordenará primeira rodada de negócios da cidade reconhecida como polo de jeans de Goiás.

Enfrentando retração dos negócios agravada pelos efeitos da pandemia de covid-19, a cidade goiana de Jaraguá busca revigorar as vendas de vestuário na região. Importante polo de jeans de Goiás, Jaraguá produz
36 milhões de peças por ano, conforme dados divulgados pelo Sebrae-GO, chamado a liderar esse projeto de retomada.Das 818 confecções, entre micro e pequenas empresas ativas no cadastro da Receita Federal, 600 são voltadas para o segmento de jeanswear, estima a prefeitura. Esse grupo equivaleria, assim, a 2,5% do total de empresas de moda de Goiás, entre confecções de vestuário e calçados.
De acordo com Thaís Oliveira, analista do Sebrae de Goiás, o projeto do polo de Jaraguá deriva de uma série de ações dentro do Sebrae Tá na Moda, realizadas o ano passado. A iniciativa é da prefeitura que convidou a entidade para esse trabalho de retomada que começou em março e terá desfecho em agosto durante a realização da primeira rodada de negócios de Jaraguá.
Do projeto também participa a Acij (Associação Comercial e Industrial de Jaraguá). Para esse primeiro projeto, 25 associadas da área de vestuário foram selecionadas. Desde março, um consultor visita essas empresas para fazer um diagnóstico das necessidades específicas de cada uma. A partir disso a consultoria estabelece um plano de trabalho para os próximos meses, conta Thaís.
PRIMEIRA RODADA DE NEGÓCIOS
Serão essas 25 confecções que participarão da rodada de negócios no início de agosto, em data ainda a ser definida.
Segundo a analista do Sebrae, a intenção é “trazer pelo menos 50 compradores qualificados com as despesas pagas pelo evento”. Os recursos para realização estão divididos entre o Sebrae-GO, a prefeitura de Jaraguá, com o apoio do governo do estado e da Facieg (Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás), ressalta.
Pelo modelo acertado, os compradores não passarão por todas as empresas. A agenda de encontros será montada compondo o interesse e demanda do comprador, como segmento de atuação e volume, e o perfil da confecção, para o tempo ser otimizado, explica Thaís.
Além das consultorias e rodada de negócios, ocorrerá missão do grupo de confecções para visitar a Febratex (de 23 a 26 de agosto, em Blumenau).
foto: vista áerea de Jaraguá (divulgação/prefeitura)