Truth&Light no Brasil com tecidos da Vicunha

A exposição, criada pela espanhola Jeanologia para mostrar o potencial de marcação do laser em jeans, termina amanhã, 11, na capital paulita

Desde segunda-feira, 7, o showroom da Vicunha na capital paulista abriga a exposição Truth & Light, realizada pela primeira vez no Brasil, depois de passar por França, Estados Unidos, China, Alemanha e Espanha, em roteiro de apresentações iniciado em 2008. A edição brasileira termina na sexta-feira, 11. O evento foi concebido pela espanhola Jeanologia, empresa de consultoria de moda especializada em jeans e controlada pelo grupo GFK, fabricante de máquinas para acabamento de jeans em lavanderia, como os equipamentos de marcação a laser.

A Vicunha convidou a empresa espanhola para reproduzir os efeitos de envelhecimento e realizar o Truth & Light com os tecidos dela. Com quase 50 peças, a proposta da exposição é ressaltar a produção de efeitos de lavanderia que usam o laser como ferramenta de produção. Brincando com efeitos vintage, a intenção é instigar o público, com comparações, questionando qual peça é naturalmente antiga e qual foi envelhecida pelo laser.



“Logo que conhecemos a exposição, pensamos imediatamente na conexão com os tecidos da Vicunha, que se adaptam muito bem a essas aplicações”, conta Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha, sobre a parceria com a Jeanologia para a realização do evento no Brasil, exclusivamente aberta a clientes da têxtil.

Dividida em três ambientes, a primeira Truth & Light da América Latina reconta a história do jeans e expõe a diversidade de efeitos possíveis sobre peças produzidas com denim e na sarja da Vicunha e feitas com a tecnologia a laser das máquinas da GFK. “Simples efeitos como puídos e qualquer machucado que envelhece o jeans, teriam que ser feitos por trabalho manual. Com o laser, o efeito sai igual ao manual e pode ser reproduzido com muito mais rapidez e ter peças idênticas, sem diferenciação de uma para a outra, pois é tudo computadorizado”, argumenta Neus Moltò, do marketing da Jeanologia.

Carme Santa Cruz, da área de desenvolvimento de produtos da Jeanologia, acrescenta que outra vantagem é o fato de o laser conseguir os efeitos de envelhecimento sem a utilização de produtos químicos. Entre os modelos da exposição, Carme destaca a calça feita com o denim Blaine e sobre a qual foram aplicados efeitos manchados, geralmente produzidos com enzimas químicas. O laser marca o tecido a partir de desenho programado no computador que comanda a máquina, resultando na perda da cor e reproduzindo as manchas.



Segundo a técnica, estavam em exposição peças que utilizaram dez vezes menos água em todo o processo de beneficiamento. “Os modelos gastam apenas seis litros de água na lavanderia, quando normalmente utilizariam cerca de 70 litros”, afirma. Nessa conta, ela inclui as geradoras de ozônio usadas para limpeza das peças, mesmo aquelas processadas pelo laser. Entre as novidades, a empresa espanhola aponta a
lavadora G2 Plus, com geração de ozônio, que garantiria economia 62% no consumo de energia elétrica, 67% de água, 85% de produtos químicos e uma aceleração de 55% na produção que conta com a máquina.

Em palestra na Truth & Light, Roberto Muñoz, diretor técnico da GFK, enumerou os principais equipamentos fabricados pela empresa, como as máquinas de marcação a laser que prometem reduzir tempo e custos de mão-de-obra, produtos químicos e água. Sobre os investimentos, o diretor informa que o valor de uma máquina a laser pode variar de 90 mil a 150 mil euros, o que, em reais, equivale entre R$ 220 mil e R$ 320 mil, dependendo da potência do sistema.

fotos: divulgação