Youcom faz evento do Jeans for Change

Entre 2016 e 2017, a varejista arrecadou peças em denim doadas em ações envolvendo seus consumidores, que foram transformadas em novos produtos por 11 pequenas marcas, alinhadas com a chamada moda sustentável

A iniciativa Jeans For Change criada em 2014 pela Youcom, varejista de moda jovem controlada pela Lojas Renner, vem ganhando corpo. Entre 2016 e 2017, a rede de lojas arrecadou cerca de 3 mil peças de denim em ações envolvendo seus consumidores, como conceder desconto em compras como contrapartida à doação de um jeans usado. Essas roupas foram distribuídas entre 11 marcas pequenas, que transformaram o material em novos produtos, de objetos de decoração a revestimento de armação de óculos, passando por calçados e outros itens de roupa.

Esses produtos serão apresentados ao público em evento aberto e gratuito organizado pela Youcom nesse sábado, 9 de dezembro, ocupando o Pier X do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Estarão à venda em estandes ocupados pelas marcas. O evento de dia inteiro terá ainda mais atividades, como workshops e palestra tratando de assuntos como economia circular e alimentação orgânica, e encerramento com show da banda Gelpi.

A marca carioca Mig Jeans reaproveita peças descartadas como insumo para o desenvolvimento de produtos. A Preza faz óculos em processo artesanal, buscando causar baixo impacto ambiental com a atividade. A Blanc Pages realiza bordados e encadernação artesanal. A Côté transforma materiais de descarte em acessórios e objetos de dsign. A Sueka é uma marca de camisetas, com produção restrita e que usa malha feita de algodão orgânico.

Especializada no consumidor que anda de bicicleta, a Draisiana cria produtos funcionais, como bolsas e mochilas, carteira e camisetas. A Elef Shoes recorre ao couro ecológico, além de retalhos e sobras de couro de grandes fabricantes calçadistas e de móveis do Vale dos Sinos para produzir tênis, com solado de borracha natural ou reciclada, resíduos de pneus, garrafas pet e sobras de outros solados.

A Envido cria roupas femininas de design minimalista, usando tecidos reciclados ou fabricados de materias orgânicos e biodegradáveis. A Shieldmaiden também faz roupas para mulheres, usando tecidos de algodão orgânico, lã natural e fios de pet reciclado. A Clau faz turbantes e saias em tecido estampado e colorido, com padrões criados pela marca para reforçar a identidade afro-brasileira. A Noa é uma marca de maquiagem fundada para seguir os preceitos veganos, não usando na composição dos produtos corantes ou conservantes químicos.

Até o final de setembro, a Youcom operava 76 lojas, tendo faturado nos primeiros nove meses do ano R$ 76,9 milhões, conforme o balanço financeiro publicado pela empresa em outubro.