Asos investe em realidade aumentada

A varejista de moda online lançou o Virtual Catwalk que permite aos clientes enxergar um modelo desfilando na sua frente.

A Asos lançou um recurso de realidade aumentada em aplicativo de compras para celulares. Por enquanto, o Virtual Catwalk está disponível apenas para smartphones da Apple que usam sistema operacional iOS, na versão a partir de 11.3. É preciso apontar a câmera para uma superfície plana e apertar o botão AR (augmented reality) na página do produto consultado. Na tela vai aparecer um modelo humano desfilando a roupa.

Para essa primeira experiência a passarela virtual inclui cem produtos, informa a varejista de moda online britânica. Esse compilado corresponde a menos de 10% dos produtos comercializados no total. A tecnologia empregada foi desenvolvida em parceria com a empresa de software, também britânica, HoloMe.

Não é a primeira experiência com tecnologia de ponta da Asos. No final do ano passado, a empresa já havia adotado o Fit Assistant, que usando recursos de inteligência artificial para ajudar os clientes a obter o tamanho certo, quando fazem compra pela primeira vez. É uma forma de reduzir o volume de peças devolvidas por erro de tamanho.

Está em teste outra ferramenta de IA para o site que permitirá aos clientes visualizar produtos em modelos humanos de tamanhos diferentes. Dessa forma, explica a empresa, o consumidor poderá ter uma noção melhor de como algo pode se adequar à forma do corpo.

No plano da gestão a IA será empregada a fim de reduzir as devoluções de itens comprados. Em abril, a varejista já havia mudado a política de devoluções, alertando os ‘retornadores em série’ de que teriam suas contas suspensas em caso de atividade suspeita, análise de dados baseada em ferramentas de IA.

TAMANHO DA EMPRESA

A empresa faturou em torno de US$ 1,5 bilhão no primeiro trimestre do ano fiscal de 2019, encerrado em fevereiro. Desse total, cerca de US$ 600 milhões correspondem a vendas no Reino Unido. A outra parte são vendas internacionais, como para outros países da Europa e para os Estados Unidos. Só no primeiro trimestre de 2019, o grupo registrou 19,2 milhões de clientes ativos, 16% a mais que nos primeiros meses do ano fiscal de 2018.