Fabricante de camisetas investiu R$ 5 milhões em plataforma que opera com etiquetas RFID para gestão de estoques e redução do tempo de inventário
Para conciliar informações dos estoques, ter uma produção mais assertiva e controlar melhor o envio de peças às lojas, a fabricante de camisetas Piticas implantou um sistema de gestão de produtos com etiquetas RFID que permite a leitura de informações por radiofrequência. O sistema é capaz de fazer com que a matriz tenha controle em tempo real dos produtos em estoque em toda a rede de unidades franqueadas. “Ao invés de gastar quase seis horas para fazer o inventário de 2,5 mil peças, é possível completar essa tarefa em apenas sete minutos”, afirma Felipe Rossetti, um dos fundadores da marca.
As antenas que fazem a leitura das etiquetas estão no chão de fábrica e nas lojas. Na última fase de produção, as peças recebem um microchip na etiqueta que contém informações sobre, tipo, cor, tamanho e modelagem, entre outras 20 variáveis que podem ser armazenadas, entrando no banco de dados do estoque central. Ao sair da fábrica a partir do pedido do franqueado, as caixas com as peças passam por um portal com uma antena, onde é dada a baixa daquele lote automaticamente, sem necessidade de contagem.
A loja de destino também tem uma antena e um portal por onde passa o lote que chegou da fábrica. “Os franqueados reportavam dificuldades em contar o estoque que chegava à loja, consumindo tempo e gerando muitos erros”, diz Rossetti. A informação do lote que chegou é comparada ao pedido, permitindo a conciliação dos dados. “Com a contagem manual, frequentemente esse número não batia”, diz Rossetti. Se houver alguma discrepância na informação, esse dado é rastreado entre a fábrica e a transportadora.
O sistema, que teve investimentos de R$ 5 milhões, foi desenvolvido pela Presence que já operava o software de gestão empresarial da matriz. Outra vantagem, segundo Rossetti, é que o fraqueado pode avaliar o estoque a cada final de turno da loja em tempo real, detectando as peças mais vendidas e o que ficou encalhado, renovando pedidos apenas para reposição do estoque.
Por seu lado, os administradores da marca centralizam as informações e analisam o que cada unidade está vendendo, ajustando a produção. “Posso afirmar que antes de implantar o sistema produzíamos de forma errada e os franqueados faziam pedidos errados, sem se basear no que realmente vendia”, analisa Rossetti.
Para compor um mix ideal de estoques na loja, o sistema leva em conta o que foi vendido, a projeção de vendas do próximo mês, lançamentos e itens que saem de linha, gerando o pedido de produção que entra na fábrica. “Apostamos na tecnologia e em inteligência artificial para tomar decisões com bases sólidas, sem achismos”, diz Rossetti. Com a análise do que acontece na ponta, a empresa tem dados precisos para alimentar a produção.
A Piticas investe em franquias com uma rede de 320 unidades em todo o país e apenas duas lojas próprias para testes de produtos. Até agora 25 lojas implantaram o sistema de gerência de estoques com RFID e a expectativa, segundo Rossetti, é uma aderência de 80% dos franqueados até o final do ano.
AMPLIAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS
A marca, fundada em 2008 pelos irmãos Felipe e Vinicius Rossetti, tem desde 2013 fábrica em Guarulhos, na grande São Paulo, que produz 17 mil camisetas por dia, além de site próprio para a venda por comércio eletrônico. A produção é voltada para o público geek de todas as idades, com peças temáticas de filmes, séries e games, entre outros.
Na convenção de vendas que será realizada em abril, em Recife (PE), a marca vai anunciar uma ampliação de seu mix de produtos com o lançamento de uma linha de pijamas, moletons, jaquetas e acessórios como bottons, pins e chaveiros. No inverno apresentará também a linha de cachecóis Harry Potter.
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