Relatório publicado pela Euromonitor indica direções que podem influenciar as estratégias das empresas para atrair consumidores.
A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International lançou nesta semana relatório em que indica as 10 tendências de consumo para 2021. Conforme o estudo, a pandemia de covid-19 “criou, influenciou ou acelerou cada uma dessas tendências alterando para sempre o comportamento do consumidor”.
O ano de 2021 está sendo considerado decisivo porque a pandemia ainda não acabou e algumas mudanças podem se tornar permanentes, como o trabalho remoto e a obsessão pela segurança sanitária.
O uso de meios de pagamento sem dinheiro, e sem contato, ou a oferta de serviços de clicar e coletar permitem que as empresas gerem receita estão entre as tendências de consumo. “Ao mesmo tempo em que oferecem a segurança e a conveniência que os consumidores desejam”, ressalta a Euromonitor.
1 – Build Back Better | Reconstruir Melhor
Além de receita e lucro, os consumidores esperam que as empresas ajudem a remodelar o mundo de forma mais sustentável, liderando a mudança de uma economia baseada em volume para uma economia baseada em valor e transformando a maré da desigualdade social e dos danos ambientais, diz o relatório.
2 – Craving Convenience | Desejo por Conveniência
De acordo com o paper da Euromonitor, as empresas estão sob pressão para preservar uma jornada de compras rápida em todos seus canais de venda – físicos e digitais. A expectativa da empresa de pesquisa de mercado é de que em 2021 os consumidores continuem a planejar a maioria de suas atividades que antes podiam realizar espontaneamente, como visitas a lojas.
No entanto, o senso de conveniência varia entre as gerações. “Os consumidores mais jovens preferem interações digitais, enquanto os consumidores mais velhos preferem falar com representantes humanos de atendimento ao cliente”, ressalta o relatório. Por exemplo, 68% dos consumidores com mais de 60 anos preferem o contato humano, detectou pesquisa da consultoria.
Considerando essa tendência, a Currys PC World lançou o ShopLive, um serviço de videochamada com especialistas da loja para ajudar durante as compras online, cita o relatório com as 10 tendência de consumo para o mercado global.
3 – Outdoor Oasis | Oásis ao Ar Livre
Reconectar-se com a natureza e buscar locais ao ar livre para o lazer e para socialização segura faz parte das aspirações do consumidor como efeito colateral da covid-19. A tendência incentiva as empresas a criarem seus próprios oásis ao ar livre, mantendo os locais seguros.
4- Phygital Reality | Realidade Figital
As marcas podem se valer de ferramentas digitais para ampliar o público atingido. Lançando mão de serviços como agenda sessão de compras por meio de videoconferência, experiências de viagem em realidade aumentada e confecção de cosméticos, bebidas e outros bens pessoais por meio de inteligência artificial (IA).
“As ferramentas virtuais se tornarão parte integrante das operações”, assegura o relatório. E acrescenta: “A incorporação da Phygital Reality continuará impulsionando as vendas e auxiliar na coleta de dados, tanto online quanto na loja”.
5 – Playing with Time | Otimizando o Tempo
A recomendação é as empresas fornecerem soluções que atendam ao desejo do consumidor de otimizar o tempo. Ele continua a ficar mais em casa e viajar menos. As soluções não podem ser, porém, horizontais, porque as demandas de tempo são individuais.
6 – Restless and Rebellious | Inquietos e Rebeldes
Parcela dos consumidores que combatem a desinformação. As empresas podem atender os Inquietos e os Rebeldes por meio de um marketing mais preciso nas mídias sociais e no mundo dos jogos. As soluções de VR e AR podem ajudar a impulsionar o serviço e conexões por meio de eventos de streaming online, considera a Euromonitor.
7 – Safety Obsessed | Obsessão por Segurança
É o novo movimento de bem-estar, afirma o relatório de tendências de consumo. Nesse contexto, por exemplo, a Haier lançou um aparelho de ar condicionado com função autoesterilizante.
Também ganham musculatura os meios de pagamento sem contato, por chip de aproximação ou QR Code.
8 – Shaken and Stirred |Abalados e Reflexivos
A saúde mental sofreu impacto de moderado a severo em 73% da vida cotidiana dos consumidores no mundo todo no ano passado, assegura o relatório da Euromonitor. Por isso, a maior parte dos consumidores está reavaliando prioridades, buscando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e explorando novos hobbies em um mundo caracterizado pelo distanciamento social.
9 – Thoughtful Thrifters | A Ordem é Pechinchar
O ambiente econômico continuará a influenciar gasto do consumidor. “Conveniência, maior penetração online, entrega rápida de última milha ou serviços complementares são maneiras pelas quais as empresas podem conseguir isso. Um plano promocional focado, orientado por insights e adaptado localmente aumentará o retorno sobre o investimento”, afirma o relatório.
10 – Workplaces and Newspaces | Novos Espaços de Trabalho
Mais da metade dos consumidores globais tinha, até então, uma fronteira rigorosa entre o trabalho ou a escola e a vida pessoal, aponta o relatório de tendências de consumo para 2021. Com a pandemia, buscam novas maneiras de definir o início e o fim de suas jornadas de trabalho, enquanto lutam para administrar seu tempo.
As decisões de compra mudarão para a informalidade em termos de roupas de trabalho e rotinas de beleza, acrescenta.