Amaro expande rede física com megastore

Amaro expande rede física com megastore

Com o novo formato, as lojas maiores funcionam como mini-hubs de distribuição.

Amaro expande rede física com megastore

Nascida digital em 2013 quando o ecommerce de moda era incipiente no Brasil, a Amaro opera hoje com plano de expansão basicamente via rede física. Atualmente, a varejista conta com 20 lojas, sete delas abertas em 2021. Em julho, a Amaro expande o braço físico para o interior com a inauguração de uma megastore em Campinas, em São Paulo, a segunda da rede na cidade. Instalada no Shopping D.Pedro a unidade tem 1,2 mil metros quadrados e funciona também como mini-hub de distribuição para a região.

Pelo plano anunciado no ano passado, a empresa pretende chegar a lojas com grandes superfícies, de até 3 mil metros quadrados. Por enquanto, não tem unidade com esse tamanho em operação.

A varejista não informa investimento previsto ou realizado. Ao GBLjeans afirma genericamente que cresceu 50% no último ano “e projetamos continuar nesse mesmo patamar de crescimento”. Acrescenta ter planos de abrir outras lojas ainda em 2022, mas não diz quantas.

Além de Campinas, em abril, a Amaro inaugurou a terceira loja da rede no nordeste. Abriu em Fortaleza uma megastore no Shopping RioMar.

MINI-HUBS E DIVERSIFICAÇÃO

Com o formato de megastore, além do vestuário e acessórios de moda para mulheres, a varejista acrescentou coleções de roupas para meninas e meninos. A Amaro expande também os segmentos de atuação com o espaço beleza, comercializando produtos de cem marcas consagradas, e o espaço casa, com itens desde decoração a têxteis para cozinha, banheiro e quarto, tanto na rede física quanto no ecommerce.

Em função do maior espaço físico disponível, as lojas passaram a ter área de estoque e a atuar como mini-hubs de distribuição para tornar as entregas mais rápidas de mercadorias compradas pela internet, seja despachando a partir da loja ou como ponto de retirada, e mesmo como ponto de devolução. Campinas já nasce com esse perfil, afirma a empresa.

O centro de distribuição principal da empresa fica em Extrema, cidade do sul de Minas Gerais.

EXPANSÃO FÍSICA

Até 2019, as lojas da Amaro chamadas pela varejista de Guide Shop eram unidades menores concebidas para serem espaço de exposição das coleções da marca, com provadores. Mas sem área de estoque. Desse modo, os clientes pagavam as compras na loja para receber depois as roupas em casa.

Atualmente a rede da Amaro inclui 20 lojas físicas. Dessas, a maior parte está localizada em dez capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Goiânia e Fortaleza), além das duas em Campinas. A primeira loja física da rede foi aberta em 2015.

O desenvolvimento das coleções da marca é feito por equipe interna na sede que fica na capital paulista, mas com produção terceirizada. O jeans representa 10% das coleções, diz a Amaro, sem especificar o volume de produção.