Atacado afetou vendas do Soma no trimestre

Atacado afetou vendas do Soma no trimestre

Momento difícil do varejo e variação do clima seguraram as encomendas do verão 2024.

Atacado afetou vendas do Soma no trimestre

A despeito do momento difícil enfrentado pelo varejo no terceiro trimestre, foi a forte variação do clima no Brasil que afetou as vendas do verão 2024 para o atacado das marcas do Grupo Soma no terceiro trimestre, sobretudo da Hering, responsável por cerca de 40% da receita da companhia. Conforme análise da companhia, os lojistas seguraram as encomendas de verão por estarem estocados com o inverno que não aconteceu com a mesma intensidade de 2022. Também afetou as vendas da coleção as dúvidas do atacado em relação ao comportamento do clima no segundo semestre, comenta o Soma. O showroom de verão da companhia foi realizado entre maio e junho no momento de maior instabilidade, ressalta a empresa que aponta “expectativa mais positiva” quanto às vendas de alto verão no quarto trimestre.

A analistas de mercado, a direção da empresa comentou que novembro começou “muito acelerado” para todas as marcas do grupo, sem que se conseguisse entender a razão desse movimento. “Não deixa de ser um indicador positivo, mas é difícil prever o que vai ocorrer no trimestre”, constataram os executivos.

De julho a setembro, a receita líquida do Grupo Soma cresceu 5,8% sobre igual trimestre de 2022, atingindo R$1,3 bilhão. Em nove meses, a receita líquida subiu 9,9% para R$3,8 bilhões.

O lucro líquido desacelerou na comparação com 2022. No trimestre recuou 3,2% para R$98,8 milhões. Mas em nove meses os ganhos líquidos caíram 11,2% para R$232,2 milhões.

LOJAS DE VAREJO

O Grupo Soma fechou o terceiro trimestre com um parque de 1.064 lojas, entre próprias e franquias, três a menos do que tinha ao final de junho. Somente a Hering cortou 10 pontos, operando no final de setembro com 749 unidades. A expectativa do grupo é trabalhar cada vez mais com megalojas, que reunam um mix completo de produtos, instaladas em shopping centers. Hoje com 29 megalojas da Hering, o Soma planeja a inauguração de outras 20 megalojas ao longo de 2024.

Já para a Farm Brasil, a empresa informa que tem acertado abrir 8 lojas da marca no quarto trimestre, com prospecção de mais 20 em 2024. Atualmente, a Farm conta com 96 pontos de venda de varejo.

O investimento do grupo em nove meses somou R$177 milhões.

foto: megaloja da Hering na cidade do Rio de Janeiro (divulgação)