Lucro líquido da holding que controla a Ellus e mais oito marcas caiu em relação ao apurado no terceiro trimestre do ano passado.
Depois do prejuízo registrado no segundo trimestre, a Inbrands voltou a exibir lucro líquido no terceiro trimestre do ano. De julho a setembro, a holding dona de nove marcas apurou ganho de R$ 8,67 milhões, que correspondeu a queda de 57,99% quando comparado a igual período do ano passado. No relatório aos investidores, a companhia aponta cenário de menor consumo e reflexos de eventos realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e as eleições.
A receita líquida do grupo que inclui as marcas Ellus/Second Floor, Richards/Selaria, VR/VR Kids, Salinas, Herchcovitch;Alexandre, Bobstore, Mandi, Brands House e Tommy Hilfiger alcançou R$ 248,46 milhões e também caiu em relação ao terceiro trimestre de 2013. Ficou 4,6% menor em relação aos R$ 260,32 milhões apurados naquele período.
Desde janeiro, a rede de lojas de varejo da companhia vem caindo. Fechou setembro com 337 pontos, ante as 345 unidades controladas no primeiro semestre e as 362 unidades com quem encerrou 2013. Do total atual, 169 são lojas próprias e 168 são franquias. A Inbrands abriu quatro pontos entre julho e setembro: uma da VR/VR Kids; duas da Tommy Hilfiger; e um outlet (Brands House). A Ellus manteve a rede que tinha no trimestre passado, enquanto as demais marcas reduziram de tamanho.
Apenas operação multimarcas aumentou o número de pontos de venda, passando de 5.118 para 5.335 lojas nesse período. No canal de atacado, a Ellus continua a deter a maior participação, com o maior número de pontos de venda (1.644 multimarcas). Mas, com 973 pontos multimarcas, a Tommy Hilfiger ultrapassou a VR, que encerra o trimestre com 968 multimarcas e que até o final do primeiro semestre era a segunda marca do grupo com maior penetração no atacado.