Holding que controla 12 marcas, incluindo Ellus e Tommy Hilfiger, foi afetada pela cautela do consumidor e pelas altas temperaturas no período de lançamento do outono.
Dona de 12 marcas fortes do mercado brasileiro, a holding Inbrands registrou prejuízo no primeiro trimestre do ano. Perdeu R$ 29 milhões, frente à receita líquida apurada no período de R$ 214,91 milhões, que representou queda de 5,5% em relação aos primeiros três meses de 2015, quando assinalou lucro líquido de R$ 15,5 milhões. Os fatores apontados para o desempenho não se alteraram muito em relação a 2015.
Os fundamentos da economia brasileira não mudaram, e o consumidor continua cauteloso no momento das compras. Essa desaceleração afetou a rede de varejo das marcas da holding, o movimento de seus franqueados e as multimarcas. Menor patamar de estoques durante o período de liquidação, em especial nas lojas da Richard’s e do outlet Brands House, pressionou os resultados, afirma o relatório divulgado em maio com o balanço financeiro do trimestre. Como de resto aconteceu com o varejo de roupas em geral, as marcas da Inbrands sofreram com as altas temperaturas no período em que anunciaram as coleções de outono/inverno. A companhia ainda sofre para recompor margens devido ao impacto do aumento do dólar sobre os produtos importados, custo que não pode ser integralmente repassado.
Entre lojas fechadas e abertas, franquias assumidas e encerradas, a Inbrands completou o trimestre com 195 unidades próprias e outras 176 franquias, totalizando 371 pontos, quatro a menos do que mantinha em dezembro. Em termos de inauguração, o destaque é a abertura da flagship da Tommy Hilfiger na rua Oscar Freire, na capital paulista. O canal de multimarcas também caiu, para 5.595 revendas, contra as 5.882 com as quais mantinha relações comerciais ao final de 2015.
Atualmente, a holding controla Ellus e Ellus Second Floor; Richard’s e Selaria; VR e VR Kids; Bobstore; Alexandre Herchcovitch; Tommy Hilfiger; Salinas; Brands House; e Mandi que, segundo o relatório de resultados, teve a operação congelada para análise de posicionamento de mercado.