Rede de lojas promove reengenharia de modelagens, adota tecidos diferenciados, personaliza aviamentos e instala corners da linha em seis unidades
Com o lançamento do verão 2013, a Pernambucanas exibe uma nova forma de tratar o jeans. Dentro da estratégia atual da rede de lojas, o produto ganhou visibilidade, com mudanças em modelagem, adoção de tecidos diferenciados, como os resinados, uso de aviamentos personalizados, fixação de tags de identificação de peças e a instalação de corners específicos do jeans. Seis lojas instaladas em grandes centros comerciais já contam com o novo layout: Taubaté Shopping, no município de mesmo nome no interior paulista; Internacional Shopping Guarulhos, na Grande São Paulo; Shopping Center Leste, no bairro Aricanduva da capital paulista; Shopping Interlagos, no bairro paulistano de mesmo nome; Ribeirão Shopping, na cidade paulista de Ribeirão Preto; Center Vale, em São José dos Campos, no interior de São Paulo; e Catuaí Shopping, em Londrina, cidade do norte do Paraná.
Por enquanto, os corners agrupam os jeans femininos. Provavelmente, entre o final de setembro e início de outubro, também o jeans masculino contará com corners. O formato ainda está em estudo para o jeans infantil. Até porque o modelo de corners precisa gradativamente evoluir para outras unidades da rede que, atualmente, conta com 284 lojas, dez delas abertas nos últimos 12 meses. “A evolução do jeans nas coleções da Pernambucanas já vem acontecendo e ganha corpo neste verão. Tem a linha básica, aquela que tem que estar em todas as lojas todo mês, mas ampliamos a linha de diferenciados”, conta Carmem Tanno, gerente de produto feminino da rede de lojas. Para os adultos, a empresa trabalha duas marcas: a Argonaut, de estilo mais tradicional, e a Urban&Co, orientada para o estilo jovem e a que mais incorpora novidades.
O jeans teve presença importante também na passarela do desfile de cerca de 40 looks, realizado a semana passada em São Paulo (SP), com o qual a empresa lançou oficialmente o verão. A apresentação ficou restrita às roupas de adultos, incluindo tamanhos maiores, que integram a coleção da Argonaut. A partir de setembro, quando a nova coleção chega às lojas, as calças jeans terão tags, identificando pelo menos o tipo de modelagem empregado. Para as mulheres, os tags indicarão, ainda, altura de cintura e largura de boca.
Outro ponto em comum às linhas para adultos e crianças é a opção pela diversidade em lavanderia. Dos brutos aos delavês, passando por desgastes localizados, intensos ou suaves, puídos, desfiados. “São lavagens diferentes do usual para a rede de lojas, como o marmorizado usado no feminino”, aponta Mari Moreno, estilista de jeans feminino, da Pernambucanas. Ainda para as mulheres, a estilista ressalta a variedade empregada de tecidos, em termos de base, peso, composição e acabamento.
Novidades para mulheres
Para o verão 2013, a linha de calças jeans adicionou o que a equipe chama de cintura alta. Carmem explica que, na verdade, a nova altura de cintura fica pouco acima do umbigo. Até então, no feminino, a Pernambucanas só trabalha com cintura média e baixa, para o Argonaut, além das super baixas, encontradas na Urban&Co.
Os modelos básicos de calça são reta e skinny, mas, mesmo esses ganharam variações de lavagens, afirma Mari Moreno. A linha contempla cenoura, boyfriend e flare. Cortes alfaiatados complementam as opções da Argonaut, em lavangens escuras com filigranas em paetês. Coletes e jaquetas compõem a linha jovem de verão. Segundo a estilista, foi dada especial atenção aos aviamentos. Além das tags de identificação de modelos, as peças femininas ganharam tachas; botões, rebites e placas em metal personalizados que antes não tinha; couro nas etiquetas; filigranas elaboaradas.
Tecidos resinados, estampas de bicho, brilho e tecidos metalizado em tons dourados para o denim. A rede também vai trabalhar o visual metalizado através da aplicação de foi dourado sobre a peça de denim ou sarja, cita Mari, como mais um exemplo de novidade.Nessa primeira parte da coleção de verão, a linha feminina vai trabalhar a sarja em tons de cáqui. “Outras cores em sarja vão entrar mais para frente”, informa a estilista. A linha de jeans feminino ainda é complementada com marcas de terceiros, de forma a oferecer de cortes sensuais, como Sawary, Biotipo e Jezzian, explica ela.
Novidades para os homens
Alessandra Goya, estilista da linha jovem masculina, conta que a principal modelagem é a skinny, usando denim elastizado, além da saruel. A partir do verão, a linha inclui o corte slim para calças e a “modelagem levemente arqueada, que começa a chegar às lojas”, diz. Os rapazes também ganham a opção de modelo de bermuda saruel. No final de setembro, a linha será ampliada com o lançamento da jogger, calça jeans com punhos de ribana elastizada.
Para os rapazes, Alessandra adianta que no final do ano deverão ser lançados modelos usando tecidos com apelo eco-friendly, como parte do esforço de usar tecidos diferenciados. Outro exemplo nesses sentido, que está disponível nas lojas, são as calças em denim blue com avesso colorido em verde, azul e vermelho.
A linha Casual para homens, que só trabalhava com denim 100 algodão, “começa a introduzir gradativamente modelos produzidos com denim com elastano”, informa Patricia Antunes, estilista da linha. Desde junho, lançou para esse público a calça jeans em corte reto, “que teve boa aceitação”. Até o final do ano, para o Natal, a rede deverá lançar o corte slim para a linha casual, além de modelos em sarja colorida. Primeiro nas cores clássicas de marinho verde militar e cáqui, conta Patricia. Também vai trabalhar com sarja colorida e estonada em calças e bermudas, em modelos tradicionais, com bolso faca, e cargo.
Verão das crianças
Atualmente, a Pernambucanas opera duas marcas infantis: a Toys&Kids, voltada para crianças de zero a quatro anos; e a Farrapinhos, que atende a faixa seguinte, de seis aos 14 anos. Também tem contratos de licenciamento em roupas com marcas da Disney, da Susi, da Moranguinho e da Fatal Surf. De maneira geral, o desenvolvimento é orientado por três linhas de zero a 18 meses; de dois a quatro anos; e de seis a 14 anos.
O jeans dos meninos que ainda não andam ou começam a dar os primeiros passos tem essencialmente corte reto, observa Silvana Vido Meneghelli, estilista da área. Os maiorzinhos ganharam no verão opção da saruel levemente estonada. A faixa de meninos dos seis a 14 anos, tem jeans claro, praticamente delavê, filigranas diferenciadas, bermudas de sarja estampada full print, em xadrez ou camuflado; calça cargo que já vem com cinto de cadarço; saruel em sarja nas cores cáqui, marinho e preto. Também serão trabalhados tons mais fortes, como vermelho e royal, em tingimentos firmes. “No jeans, tentamos diferenciar ao máximo as modelagens para os meninos. Outra novidade é a camisa em chambray para garotos de quatro a seis anos, enquanto mais para o final do ano vamos incluir coletes”, conta Silvana.
As calças jeans em denim das meninas são clean, de modelagem retinha, descreve Jucimara Ropelato, estilista da área. “No verão, estamos explorando bem as sarjas”, diz, mostrando modelos de calças e saias em tons de marinho e vermelho nessa primeira fase, alguns combinados com outros materiais, como a laise. Mais para frente serão lançados modelos em amarelo, sempre em cores firmes para as meninas, explica a estilista. Muitas opções em shorts, além do denim estampado, aplicado em macaquinhos, shorts e saias. Sarja estampada vai entrar para a linha apenas no final de ano.
Coleção coordenada
Segundo a empresa, a coleção está bem coordenada, de forma a permitir diferentes combinações entre as peças lançadas. E os pontos de venda estariam se organizando para mostrar essa coordenação. Atualmente, as lojas são abastecidas a partir de dois centros de distribuição, ambos localizado às margens da rodovia Castelo Branco, um terceiro está em construção próximo à rodovia Raposo Tavares.
fotos: divulgação