Faturamento em 2023 atinge R$26 bilhões, mostra balanço da ABF.
O setor de franchising mantém o curso de recuperação pós-pandemia de covid-19 e apresenta aumento de receita de 13,8% em 2023, subindo para R$240,6 bilhões. Acompanhando essa rota, a receita das franquias de moda cresce 12,2% a mais que em 2022, com a receita do segmento atingindo R$26,5 bilhões, de acordo com o balanço do ano divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Abaixo dos 10% projetados para 2023, o número de operações de franchising de forma geral cresceu 6,2%, para alcançar 195 mil pontos. Entre as franquias de moda, segmento que congrega roupas, calçados, joias e bijuterias, o balanço aponta para aumento de 4,1% sobre 2022, algo em torno de 23 mil operações, além da receita.
Pelo ranking elaborado pela ABF, que considera o porte da rede franqueadora pelo número de unidades em funcionamento, a Chilli Beans é a maior entre as franquias de moda do Brasil com 1.116 operações, que crescem 13,4% na comparação com o tamanho de 2022.
MAIORES FRANQUIAS
Com esse porte, a Chilli Beans ocupa a 15ª posição entre as 50 maiores franquias do país. Oito delas são de moda.
Em segundo lugar de moda, vem a Hering que aparece no 26º lugar com 667 operações, 2,1% a menos de pontos do que tinha em 2022.
Depois figuram, pela ordem, Havaianas (562 operações); Lupo (552); Cresci e Perdi (466); Arezzo (430); Melissa (413); e Carmen Steffens (395).
A estreia do brechó de moda infantil Cresci e Perdi, comprado em dezembro pelo Enjoei, e já entre as 50 maiores franquias do Brasil é um dos destaques do ranking de 2023. Outra mudança é a saída da Piticas dessa lista das grandes. Em 2023, a marca encerrou o ano com 220 operações em funcionamento.
Até 2022, com 3.138 operações, a Gazin Semijoias era a maior franquia de moda do país, ainda que no modelo home based, ou seja, sem operar pontos físicos de venda. Em 2023, a rede encolheu 83%, passando a atuar com 536 operações. Mesmo assim, figura na 12ª posição no ranking da ABF que lista as 20 maiores microfranquias.
De modo geral, pelo segundo ano seguido a Cacau Show é a maior franquia do país com rede de 4.216 unidades.
PROJEÇÕES
Para o setor de franshising como um todo, a ABF prevê crescimento de 10% em faturamento, de 5% em número de operações e 7% na quantidade de redes franqueadoras. Em 2023, o Brasil contou com 3.311 marcas operando franquias em todos os segmentos de atividade.
foto: coleção solar da Hering (divulgação)