Medida faz parte do processo de simplificação das operações da marca, diz a companhia.
Entre as medidas para garantir a rentabilidade da Hering, o Grupo Soma fecha a fábrica de Paraúna, em Goiás, no segundo trimestre de 2023. A unidade era responsável pela confecção de peças em malha e tecidos planos, informa a holding, também dona da Farm e da Animale. Com a providência, a produção foi redirecionada para as plantas de Goianésia, outra cidade de Goiás, e de Blumenau, em Santa Catarina.
O conjunto de medidas incluiu busca por eficiência de custos ao negociar a compra de algodão, de modo a aproveitar a queda de preços no mercado global, explicou a empresa no relatório que apresenta os resultados do primeiro semestre.
A receita líquida da Hering atingiu R$496,4 milhões no segundo trimestre, crescimento de 3,5% sobre o mesmo período de 2022.
No primeiro semestre, a receita líquida da marca alcançou R$976,8 milhões, alta de 6,6%.
Em teleconferência de resultados, o Grupo Soma explicou que diferentemente de concorrentes mais próximos, a estratégia da empresa para a Hering foi de não adiantar as remarcações de inverno frente à retração das vendas no segundo trimestre. Fez promoções em junho, estendidas até julho, de modo a equilibrar estoque.
TRIMESTRE NORMALIZADO
O Grupo Soma fecha o segundo trimestre com receita líquida de R$1,2 bilhão, aumento de 7,4% sobre o forte segundo trimestre de 2022. No semestre, a receita líquida cresceu 12,4% para R$2,4 bilhões.
Já o lucro líquido caiu na mesma comparação. Ficou em R$85,4 milhões no segundo trimestre e em R$134,3 milhões no primeiro semestre.
“É importante destacar que o 2T23 foi um trimestre normalizado, livre dos efeitos atípicos que ocorreram no 2T22”, afirma o relatório da companhia. No segundo trimestre deste ano, sem o inverno rigoroso do ano passado como há muito não se via no país, houve maior nível de demarcação. Além das temperaturas mais altas do que o esperado, houve desaceleração das vendas por conta da queda de consumo das famílias.
Mas o relatório ressalta que, em junho, “quando as temperaturas baixaram, observamos uma retomada das nossas vendas em todas as marcas do grupo. Para o terceiro trimestre, a companhia não espera forte melhora. Porém, avalia que as margens serão normalizadas no quarto trimestre.
PRESENÇA NO VAREJO
O Grupo Soma fecha o semestre com 1.067 lojas de varejo em operação, cinco a menos do que tinha em março. E 27 a menos do que em dezembro de 2022.
Aos investidores, a holding informou que prevê a abertura de duas flagships da Farm Global no quarto trimestre. Uma será instalada em Londres. E terá uma segunda em Los Angeles, desta vez, na Melrose Avenue.
De forma geral, os investimentos desaceleraram. Registraram R$104,3 milhões no semestre, dos quais metade aplicada em recursos de tecnologia.
A dívida líquida aumentou para R$919,3 milhões.
foto: divulgação (Animale Jeans)